MARCELO NA BERLINDA

Marcelo pode ter avaliado errado a importância de manter o MDB bem unido em torno de seu nome (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Raramente um único problema derruba um avião. Por isso, voar é tão seguro quando se toma o mínimo de precauções. Já o excesso de confiança cega o piloto para problemas pequenos que, juntos provocam um desastre. Isso já colocou a campanha de Wellington Dias (PT) numa pane parcial e cometendo o mesmo erro, o deputado federal Marcelo Castro pode acompanhar o petista do céu ao chão na campanha de senador.

A manobra que levou Marcelo para a chapa majoritária trouxe um problema direto entre ele e o deputado estadual Themístocles Filho, a quem a vaga de vice já havia sido prometida. Até aí, o desgaste era previsível, pontual e em certo ponto, possível de se absorver.

O deputado Marcelo pode estar construindo junto com Wellington Dias o caminho que o leva a uma campanha fragilizada (Foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Mas outros problemas internos no MDB já estão indo de impacto à campanha de Marcelo. O deputado estadual Pablo Santos e o candidato Henrique Pires podem aumentar o grupo dos descontentes com o atual presidente do partido e dirigir seus votos para campanhas adversárias.

Em São Raimundo Nonato, o MDB local dividia apoio entre estes dois emedebistas, mas passou a migrar para a campanha de Hélio Isaías, do Progressistas, marido da prefeita Carmelita, prima de Marcelo. E na região é sabido que todas aquelas lideranças locais do partido são influenciadas diretamente pelo agora candidato ao Senado Federal.

As informações que chegaram ao Política Dinâmica são de que Themístocles Filho pode deixar de ser um caso isolado para ser uma tendência de movimento dentro do MDB. Desde fevereiro, Wellington vai caindo nas pesquisas e desde que o Dr. Pessoa se lançou candidato a governador, a queda do petista foi acelerada. O MDB nunca foi de ir contra a tendência.

Alguns emedebistas já pensam se aquela história já desmentida por Marcelo de futuramente trocar o MDB pelo PT não passa mesmo pela cabeça do candidato ao Senado (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O Piauí inteiro já acredita num segundo turno em que a oposição é favorita. E para Marcelo ainda existe um outro problema: o progressista Ciro Nogueira é franco favorito candidato na base do governo para a reeleição de senador.

Será que o governo faz dois senadores?

Comente aqui