“NÃO É ASSUNTO PARA A OAB!”

Segundo Chico Lucas, a OAB não vai se meter nem opinar sobre a Operação Topique, apenas acompanhar a defesa das prerrogativas dos advogados; escritórios de advocacia podem ter sido alvo de investigações (foto: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

O jovem Chico Lucas não quer saber da Ordem dos Advogados do Brasil envolvida em polêmicas. Muito menos se elas forem relacionadas a prefeituras e ao governo de Wellington Dias, do PT. O atual presidente da OAB-PI alegou em entrevista ao Política Dinâmica que “isso não é assunto para a OAB”.

“A gente não foi informado [sobre a Operação Topique], né? A gente foi informado de busca em escritórios, acompanhamos a questão de respeito das prerrogativas”, comentou Chico Lucas, dando a entender que escritórios de advogados podem ter sido alvos de mandados de busca e apreensão durante a operação deflagrada pela Polícia Federal há duas semanas.

O Política Dinâmica entrevistou o presidente da OAB-PI na Assembleia Legislativa, onde dezenas de advogados se confraternizavam em solenidade de comemoração ao Dia do Advogado. Isso aconteceu na manhã em que o deputado estadual Robert Rios (DEM) alegou ter recebido uma cópia do inquérito da Polícia Federal no qual se baseia a Operação Topique.

Advogados estavam na Alepi para participar de solenidade em comemoração ao Dia do Advogado e tirar fotos para redes socias (foto: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

O inquérito corre sob sigilo de justiça, mas advogados dos investigados têm acesso aos documentos. Um grupo de advogados que esteve na Alepi levantou a possibilidade que a defesa de alguém que ainda está preso possa ter feito e distribuído a cópia. “Nem todos os investigados têm conexões políticas fortes. Talvez alguma defesa tenha pensado na estratégia de expor indiretamente quem ainda não está preso para ver como as peças do tabuleiro se mexem”, comentou um advogado, que preferiu reservar o nome diante da suposição.

Questionado se não preocupa a Ordem que um esquema tenha desviado mais de R$ 119 milhões do transporte escolar e que a quadrilha responsável por isso possa estar instalada dentro do governo do Estado, Chico Lucas não quis dar margem nenhuma a dúvida. “Sempre preocupa, mas isso não é assunto para a OAB”, apontou.

Vejao vídeo:


Chico Lucas apenas lavou as mãos e disse que “é assunto para o Ministério Público e para a polícia”.

Diante de tanta bravura da OAB-PI, só resta fazer uma última pergunta: quais terão sido estes escritórios visitados pela Polícia Federal?


Comente aqui