FRAUDE NO TWITTER

Quem leu os tuítes de influenciadores pagos pra falar bem de Wellington Dias não reconheceu o Piauí do qual eles falavam; memes se espalharam pela internet (arte: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Quem lidera pesquisas não precisa se dar ao trabalho de fraudar opiniões na internet. O que significa que a campanha de Wellington Dias (PT) sabe que ele não vai tão bem. Mentiras do governador, secretários e jornalistas locais já não estavam dando conta de conter a queda nas pesquisas, aí alguém teve a grande idéia de pagar para que “influencers” digitais fizessem o serviço. Acontece que nem todo mundo ganha dinheiro pra mentir e a internet não perdoa.

O nome de Wellington Dias chegou a ser o 4º assunto mais comentado no Twitter no Brasil desde a noite deste sábado (25). Primeiro porque a campanha petista pagou por isso a influenciadores. Depois porque um e-mail confirmando a contratação da opinião alheia vazou dando início a uma batalha de tuítes. E, claro, um tsunami de memes com o Piauí.

E-mail vazado mostra que o objetivo era falar bem do candidato Wellington Dias, não do estado do Piauí ou de ideologia esquerdista (imagem: reprodução)

A polêmica ganhou o país porque os tuiteiros são, em sua maioria, gente de fora do estado. Pessoas que talvez nem saibam apontar o Piauí no mapa, mas, de uma hora para outra se tornaram experts em desenvolvimento piauiense.

A campanha de Wellington Dias chegou a emitir uma nota, afirmando que as pessoas que o elogiam não foram contratadas e que tem gente que gosta, espontaneamente, do trabalho do petista. Não é o que mostra o e-mail de Isabella Bomtempo, aparentemente funcionária de uma agência que trabalha com influenciadores digitais. Um dos e-mails que vazou nas redes sociais traz a seguinte sutileza: “A intenção da pauta de hoje é divulgar e enaltecer a trajetória e as ações do Wellington Dias”.

O e-mail diz que quer um conteúdo leve e divertido. A parte do ser “leve” ficou difícil, afinal, esse estelionato opinativo pesou bastante na imagem do atual governador. Mas o objetivo de ser “divertido”foi alcançado, é inegável. Afinal a Internet não perdoa!

Agência de marketing digital foi atrás de gente que nem sabe onde o Piauí fica no mapa do Brasil para fazer campanha de imagem positiva de Wellington Dias (imagem: reprodução)

MEMES, CRÍTICAS E PIADAS

Os influenciadores digitais já apagaram a maior parte dos posts vendidos. Mas vamos seguindo aqui com os prints que estão garantindo gargalhadas na internet.

Em primeiro lugar, a confusão toda começou com o perfil @pppholanda (VOTEM LULA HADDAD). Este perfil, que vota em Lula, se recusou a compartilhar a propaganda de Wellington Dias. Porque? Olha o motivo aí!

Depois disso, passou pra comédia geral no Twitter.


  

Comente aqui