ESTADUAIS PIAUÍ: 20 REELEITOS, 10 "NOVATOS"

Eram 30 cadeiras em disputa na Assembleia Legislativa. E a maioria delas vai ficar com quem já ocupava o lugar. Os piauienses reelegeram 20 deputados estaduais. A renovação se deu apenas para um terço das cadeiras, o que significa 33% de novatos. As atenções, neste caso, se voltam para filho de prefeitos filiados ao Progressistas: Bárbara do Firmino (PP), Gracinha Mão Santa (PP) e Aldo Gil (PP), filhos de prefeitos e ex-prefeitos das 3 maiores cidades do Piauí: Teresina, Parnaíba e Picos, respectivamente.

Estouro de votos: um doce pra quem adivihar como Georgiano Neto fez para passar dos 109 mil votos como todo esse carisma (foto: Jailson Soares | PD)

Estar no mandato é, sempre, uma enorme vantagem sobre os adversários na eleição. E fazer parte dos quadros dos maiores partidos aumentam ainda mais a probabilidade de reeleição. 

Também por isso a renovação é menor do que parece. A deputada Ana Paula não é uma novata, pois já foi deputada e apenas retorna ao cargo que estava sendo ocupado por seu marido, o deputado Zé Santana, os dois do MDB. Ainda no partido, Felipe Sampaio passa a ocupar a vaga do pai, Themístocles Filho, eleito vice-governador do Piauí.

Tradição: foram 20 os deputaos reeleitos, tal qual foi o deputado João Mádison, liderança do MDB (foto: Jailson Soares | PD)

O Doutor Thales entra na vaga que era de Júlio Arcoverde, eleito deputado federal, pois as duas, na verdade, eram a mesma campanha. 

Dois ex-prefeitos, Rubens Vieira, ex-prefeito de Cocal; e Gil Carlos, ex-prefeito de São João do Piauí, também não são o que se pode chamar de renovação, embora estejam, agora, assumindo o primeiro mandato de deputado stadual. 

Até aqui, Jeová Alencar (Republicanos) e Doutor Vinícius (PT) são as novidades sem apadrinhamento nestas eleições para a Assembleia.  

DISTRIBUIÇÃO

A federação que reúne o PT, PCdoB e PV obteve o maior número de votos e, também, de cadeiras na ALEPI. Foram 730.241 votos válidos e 12 deputados estaduais eleitos. O partido mais que dobrou sua participação na Assembleia em relação a eleição passada, quando elegeu 5 deputados estaduais e, agora, é o maior grupo da Casa.

Presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar é uma das novidades da ALEPI a partir de 2023 (foto: Jailson Soares | PD)

Em seguida vem o MDB, com 577.108 votos válidos e 9 deputados estaduais eleitos. O detaque no partido fica para o deputado estadual Georgiano Neto, o mais bem votado das eleições de 2022, com 109.025 mil votos. Ele é o único deputado estadual que conseguiria ser eleito sozinho, sem partido, e ainda levar outro deputado com ele, superando o feito de 2018, quando teve 79.723 votos.

Em terceiro lugar, o Progressistas ainda conseguiu juntar 406.990 votos válidos e colocar na Assembleia 7 deputados estaduais. O destaque do partido foi superar a meta de 6 parlamentares e o final de apuração emocionante que derrubou o Pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos) e conferiu a Aldo Gil o mandato de deputado faltando menos de 0,7% das urnas a serem apuradas .

As demais vagas foram preenchidas pelo Solidariedade (1 deputado) e pelo Republicanos (1 deputado).

Veja os números:

Comente aqui