Coluna Marcos Melo Política Dinâmica
ELES QUEREM 40% ANTES DE PAGAR

LEI DE EMPRÉSTIMO PARA PRECATÓRIOS É CRUEL COM SERVIDORES E FORNECEDORES: RECEBE PRIMEIRO QUEM DEIXAR MAIS COM O GOVERNO

17/07/2019 01:42

Wellington mais uma vez vai colocar servidores e fornecedores para pagar as contas da sua (falta) de gestão (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Você já ouviu falar que alguém, pra receber dinheiro do Governo do Estado, teve que abrir mão de 10, 20, 30 ou até mesmo 40% do que deveria ser pago? Pois bem, agora é oficial. Pelo menos no que diz respeito aos precatórios. A equipe de “engenharia econômica” de Wellington Dias (PT) achou uma maneira de pegar empréstimo, pagar menos a quem deve e fazer sobrar dinheiro para gastar de qualquer jeito, tudo de uma só vez.

TOQUE DE CAIXA

A velocidade com a qual Wellington Dias fez sua base tramitar e aprovar o projeto de lei do empréstimo na Assembleia Legislativa já é por si só um indício de que a intenção pode não ser das melhores. Afinal, os dois últimos empréstimos — Finisa I e II — ainda são objeto de auditoria e investigação na Justiça e nos Tribunais de Contas.

Nem o relator soube explicar direito o que havia no projeto de lei aprovado na Alepi (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Mas a matéria passou tão rápido pela Alepi que imprensa, deputados, todos foram induzidos ao erro de, primeiro, achar que o empréstimo seria para pagar imediatamente a dívida e, segundo, estimar que a dívida do Estado com precatórios chegava perto desses R$ 1,5 bilhão. Nem um, nem outro.

O TAMANHO DA DÍVIDA

Segundo documento assinado pelo secretário de Fazenda Rafael Fonteles, o “estoque” da dívida de precatórios era, em janeiro de 2019, de R$ 439.856.781,18. É tudo o que o Piauí tem que pagar, obrigatoriamente, por força da Emenda Constitucional 99/2017 até o dia 31 de dezembro de 2024. Sim, tudo deve ser quitado em 5 anos e meio. Agora Wellington Dias vai pegar esse valor em empréstimo, e, ao contrário do que se pode pensar, não vai pagar a dívida de uma vez. Vai “pechinchar”.

OS 40% DO GOVERNO

Digamos que alguma empresa ou pessoa física ganhou uma causa contra o Estado no valor de R$ 100 mil. Para receber tudo, talvez tenha que esperar até 2024. Mas se quiser receber imediatamente, vai ter que abrir mão de parte do dinheiro. Quanto mais o coitado deixar na mão do governo, mais rápido vai receber o que sobrar. Isso já existe, todos sabem. Mas agora a escala é outra!

Sem pena: planejamento de economia realizado por Rafael Fonteles é economizar até 40% em cima do dinheiro que servidores e fornecedores tem para receber do Estado em precatórios (foto: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

Pela experiência e previsão do secretário Rafael Fonteles, o Estado vai conseguir fazer acordo com pelo menos metade da dívida e, na média, vai conseguir que os credores abram mão de 40% de tudo o que o governo deveria lhes pagar.

Os cálculos foram enviados ao Tribunal de Justiça em fevereiro deste ano. E já nesse documento o TJ era informado sobre proposição de lei com o objetivo de regulamentar a “conciliação”, que por sí só não seria possível na escala planejada pelo Estado sem o tal empréstimo.

SERVIDOR PREJUDICADO

Só para constar: segundo o Relatório Contábil do Governo do Estado referente ao ano de 2018, mais de 73% dos precatórios são dívidas do Estado com servidores. A “economia” que Wellington pretender fazer com esse empréstimo vai ser dar às custas das perdas que servidores estiverem dispostos a aceitar.

A PERGUNTA QUE NINGUÉM RESPONDE

Agora, presta atenção: se a dívida é hoje de pouco mais de R$ 400 milhões e o governo vai pegar R$ 1,5 bilhão emprestado para pagar os credores com descontos e ainda parcelado, o excedente vai passar de R$ 1 bilhão.

E o que vai ser feito com esse dinheiro?

Só pelos documentos que você viu acima e as entrevistas que você vê logo abaixo, o Ministério Público já deveria intervir.

Veja!


Comentários (12)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
    MARDONIO DA SILVA DIOGO em 11 de agosto de 2019 às 20:08

    Prezado Marcos esta na hora de criar o quadro ENTREVISTANDO O REPÓRTER e começar a entrevista os Repórteres dessa mídia corrompida o por que de não noticiaram esses absurdos que o Governo atual comete, é isso na esfera Estadua e Municipal também.

    Veras em 19 de julho de 2019 às 14:07

    Para melhorar essa situação é só os trouxas idiotas piauiense eleger e reeleger toda essa quadrilha que aí está no executivo e legislativo em 2.022 os éguas gostam assim pois assim seja otarios 🌽🐛👊

    Fabiano em 18 de julho de 2019 às 16:07

    Viva o federalismo!!!!! Viva o plebiscito!!!! Viva a vontade direta do povo!!!! Sejamos todos plebicito!!!!

    Fabiano em 18 de julho de 2019 às 16:07

    Viva o federalismo!!!!! Viva o plebiscito!!!! Viva a vontade direta do povo!!!! Sejamos todos plebicito!!!!

    Fabiano em 18 de julho de 2019 às 16:07

    Se no Piauí tivesse o parlamentarismo,esse legislação já tinha caído,pois com certeza seria votada uma moção de confiança que seria acatada e ainda vou mais longe,se nós tivéssemos a instituição do plebiscito,o povo através da vontade direta e sendo o próprio deputado em si,poderia se manifestar. Pq como se percebe não dá pra confiar nos eleitos

    Rita Sales em 18 de julho de 2019 às 12:07

    Não dá pra entender como à assembléia Legislativa do nosso estado se comporta dessa maneira.Aí é subestimar demais a inteligência dos piauienses, paciência!

    Rita Sales em 18 de julho de 2019 às 12:07

    Matematicamente o menos favorecido será o dono do dinheiro, vejamos: São 27,5% imposto de renda;11,5%; previdência;20% sucumbência e mais outro percentuais que podem váriar de 10%;20%;30% e até 40%.

    Marcos Santos em 18 de julho de 2019 às 11:07

    Reflexo de um povo analfabeto de instrução e de cidadania. Reeleger o WD já demonstra isso!! Mas, tem aqueles que se dizem instruídos que estão a serviço dos políticos em troca de empregos/cargos em comissão, aí eu digo, esses são os piores!!! Um estado em que todos os políticos constituem uma orda de bandidos disfarçados de gente do bem!!! Deus nos proteja dessas figuras

    santos Joyce em 18 de julho de 2019 às 02:07

    ESTE NÃO É GRAÇA ... VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE UM EMPRÉSTIMO? PARA SEU EMPRÉSTIMO RÁPIDO REQUERIDO, EMAIL: [email protected] OU CHAMADA / TEXTO +1 (334) 203-7399 Eu sou a vilhena santos Joyce morando nos EUA. Eu quero compartilhar este grande testemunho sobre como eu obtive meu empréstimo da LINDA LOAN COMPANY INC ... Eu não podia mais pagar minhas contas. Eu perdi tudo como se fosse o fim do mundo, minha família foi expulsa da nossa casa porque eu não podia mais pagar minhas contas, eu apliquei de várias empresas, mas tudo sem sucesso eu acabo sendo enganado por essas empresas falsas alegando para ser credor e negou um empréstimo pelo meu banco, bem como cooperativas de crédito que visitei. Eu estava sem casa, eu estava entediado e senti que era o fim do mundo, eu rezei muito para Deus para que ele possa me ajudar, eu chorei dia e noite, para Deus ser a glória Um dia eu quis dizer um velho amigo meu que me apresentou a este Deus temendo empresa de empréstimo {[email protected]} No começo eu disse a ela que eu não estou pronto para assumir qualquer risco de pedir um empréstimo on-line mais, mas ele me garantiu que vou receber meu empréstimo deles em um segundo pensamento, devido à minha situação atual e condição eu fiz um julgamento e solicitou o empréstimo, eu preenchi o formulário de pedido de empréstimo e procedeu com tudo o que foi solicitado de mim, felizmente como Deus teria, esta grande empresa e temente a Deus concedeu-me um empréstimo de US $ 40.000,00 que eu realmente solicitei a partir desta empresa um credor de empréstimo enviado Deus, eu sei que muitas pessoas estão lá fora, passando por tanta dor agora tudo em nome de obter um empréstimo eu recomendo vivamente a todos para obter seu empréstimo hoje a partir desta empresa Você pode entrar em contato com este grande empresa via e-mail em {[email protected]} OU CHAMADA / TEXTO +1 (334) 203-7399 https://mrslindarobertloan.wixsite.com/website

    Santigo Tibiriçá em 17 de julho de 2019 às 19:07

    SEMPRE SE DIZ QUE O PIAUI É GOVERNADO POR UMA CLEPTOCRACIAI ALGUÉM DUVIDA?

    Lucyano Ribeiro em 17 de julho de 2019 às 16:07

    É comprovadamente um furto qualificado aos cofres públicos do Piauí e mais essa corja de deputados vendidos e fascistas estão destruindo o nosso estado junto com o todo poderoso WD

    Enairam Mota em 17 de julho de 2019 às 15:07

    Governador ladrão! Ladrão! Wellington Dias ladrão!

Notícias relacionadas
A ELEIÇÃO NÃO CAIU DO CÉU!
A ELEIÇÃO NÃO CAIU DO CÉU!
SEM TEMPO A PERDER
SEM TEMPO A PERDER
SERÁ LOTERIA?
SERÁ LOTERIA?
JÁ TÁ DE VERMELHO!
JÁ TÁ DE VERMELHO!