DUDU VAI DENUNCIAR PREFEITOS E ESTADO AO MPF

Dudu não gostou de saber que prefeitos do interior e gestores do Estado do Piauí andam maquiando contabilidade da Saúde para atingir determinação constitucional (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O vereador teresinense Dudu do PT quer enquadrar gestores municipais e estaduais com uma denúncia no Ministério Público Federal. O petista se viu motivado a encaminhar a denúncia após o prefeito Firmino Filho (PSDB) mostrar aos vereadores que Teresina gasta 36% de sua receita em Saúde Pública. Enquanto isso, segundo o tucano, prefeituras do interior e o Estado do Piauí usam de “criatividade contábil” para provar gastos de 15% e 12% respectivamente, que são os mínimos previstos na Constituição.

“É uma denúncia grave essa feita aqui pelo prefeito Firmino Filho”, frisou Dudu, em entrevista após a leitura da mensagem do prefeito ao Legislativo municipal, nesta terça-feira (5).

Denúncia do petista deve se basear na mensagem do prefeito Firmino Filho, que alegou aos vereadores que Teresina sustenta a Saúde do Piauí (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Ainda de acordo com a fala do prefeito Firmino, por falta de atendimento adequado no interior, a capital recebe pacientes de outras cidades e o Município se vê força a destinar verbas que poderiam ser investidas em outros setores — como mobilidade e infra-estrutura — para aumentar seu esforço em Saúde. Firmino utilizou o exemplo da UPA do bairro Renascença, que de cada 100 atendimentos, registra 55 pacientes de outros municípios do interior do Piauí.

“Se estiver havendo esse tipo de movimentação de pessoas vindo pra cá enquanto prefeituras estão maquiando gastos com saúde, o Piauí precisa conhecer a verdade”, ressalta Dudu.

Firmino diz que Teresina deixa de investir em outras áreas por carregar peso da Saúde do Piauí nas costas; em algus casos 55% dos atendimentos são a pacientes do interior (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O petista não disse em que dia a denúncia será apresentada.

Veja a entrevista:


Comente aqui