DEU RUIM PRA CIRO

O Política Dinâmica comentou a situação de Ciro Nogueira na pesquisa Amostragem/MN e os números deveriam mostrar um cenário mais tranquilo para o progressista, mas ainda está ruim (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Não foi um bom começo para o senador Ciro Nogueira o resultado da pesquisa Amostragem/MN publicada esta semana. Foi a primeira registrada no Tribunal Superior Eleitoral para ser divulgada e a gente comentou o cenário que os números expõem: a candidatura mais falada do Piauí ainda não engrenou.

A pesquisa tem falhas na construção de cenários mais reais da disputa, mas aponta que o desempenho de Ciro Nogueira ainda não lhe garante uma campanha confortável (foto: Jailson Soares | politicaDinamica.com)

A pesquisa tem suas falhas. Faltaram cenários de aferição estimulada mais reais do ponto de vista dos candidatos que realmente concorrem. O nome do Dr. Pessoa (PSD), por exemplo, não consta. O nome do ex-senador João Vicente Claudino (sem partido), que já declarou que não concorre ao cargo, está lá. Robert Rios e Flávio Nogueira, do mesmo partido, figuram juntos na pesquisa, num cenário improvável. 

Mas se tem um nome que não "rendeu" o que não deveria, mesmo com tantas considerações a serem feitas, este nome é o de Ciro Nogueira. E o Política Dinâmica tinha que comentar!

Ciro perde para Wilson (sem mandato há 4 anos), perde para JVC (quem nem é candidato) e empata com Regina Sousa (sabotada pelo governador Wellington Dias) e com Robert Rios (vetado pelo governo na maior parte dos veículos de comunicação); o contexto do progressista é preocupante (imagem: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Numa eleição quem tem duas vagas para senador, Ciro Nogueira perde para Wilson Martins (PSB), que está sem mandato há 4 anos e em 2014 sofreu uma derrota humilhante para o atual senador Elmano Ferrer (PMDB). Está atrás de JVC, que nem é candidato, ora! 

Tem mais: Ciro, mesmo com o apoio de Wellington Dias, está empatado -- considerando a margem de erro -- com Regina Sousa, do PT, que não tem nem o apoio do próprio governador, e também empatado com o deputado Robert Rios Magalhães (PDT), líder da oposição na Alepi. 

O jornalista Gustavo Almeida lembrou que hoje em dia não se pode desconsiderar o contato popular confiando, apenas, no trato com políticos, afinal, "até suplente de vereador com 50 votos no interior" já vota independente da vontade do prefeito do município (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Nenhum deles tem mais estrutura que Ciro. Nenhum deles tem mais exposição midiática que Ciro. Nenhum deles tem mais prefeitos que Ciro. Nenhum deles tem Wellington Dias. E ainda assim, todos estão em situação melhor numa pesquisa que não entrevistou políticos: foi feita com gente simples, normal.

Será que sobra político e falta povo nessa campanha?

Confira no vídeo a seguir!


FICHA DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 a 30 de janeiro deste ano, em 47 municípios do Piauí. Tem uma amostragem casual, para um nível de confiança de 95% este tamanho de amostra (1.137 eleitores) e permite erro de até 2,85% para mais ou para menos.

Comente aqui