CORRUPÇÃO X ÉTICA

Álvaro Dias alega que ninguém está acima da Lei e que debate político deve ser em favor de um país mais honesto (foto: Marcos Melo | politicaDinamica.com)

Em sua passagem pelo Piauí, o senador Álvaro Dias (Podemos) teve que responder ao Política Dinâmica sobre qual ele acha que será o principal debate das eleições de 2018. “Muito mais importante do que Lula preso ou Lula solto é o Brasil honesto e o Brasil desonesto”, avaliou para os jornalistas, durante entrevista concedida ainda no desembarque do aeroporto de Teresina.

O presidenciável afirmou que se houver um “Fla x Flu” nestas eleições, que seja, então, a corrupção contra a ética. “Se for para fazer um confronto, que seja este”, frisou.

O senador Álvaro Dias enxerga a possibilidade de mudar o sistema de indicaçãos políticas para uma montagem técnica de governo em favor do povo (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Questionado sobre ser a favor ou contra a prisão de Lula — e estando num estado que inegavelmente o ex-presidente tem uma imagem forte e positiva para a maioria do eleitorado — Álvaro Dias apontou que “as leis governam os homens”, e não o contrário. “Se alguém estiver acima da lei, não teríamos um regime democrático”, defende.

Sobre o caminho para mudar o sistema que ele critica no Palácio do Planalto, Dias afirmou que a primeira coisa que deve ser riscada do contexto do executivo são as ocupações políticas por indicação partidária dos ministérios e demais cargos de comando. “Temos que mudar esse sistema onde a escolha dos nomes é feita por partidos políticos e não pelo presidente eleito. E esses nomes escolhidos não não aqueles que reúnem as melhores condições de honestidade e competência e qualificação técnica”, esclareceu.

Álvaro Dias diz que é preciso se cercar de pessoas honestas na política e no Piauí o Podemos tem essa missão; o senador Elmano Ferrer e o Coronel Wagner Torres, pré-candidato a deputado federal foram receber o presidenciável no aeroporto de Teresina (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Álvaro Dias afirma ainda que é preciso lutar para eliminar os privilégios das autoridades, começando as reformas que o país precisa pelo “andar de cima”, para que, então, se possa completar isso com reformas tributárias e do sistema federativo, distribuindo a gestão direta de mais recursos para estados e municípios.

Veja a entrevista!


Comente aqui