A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO

Joaquim Santana neto trabalha desde 2007 pela inclusão da pessoa com deficiência e abordou os avanços da Lei Brasileira de Inclusão (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Na última quinta-feira (1º), o Política Dinâmica recebeu integrantes da Associação Jurídica e Social do Piauí (AJUSPI) para mais uma conversa no estúdio da Jockey FM 88.1. Desta vez, o advogado Joaquim Santana Neto falou sobre a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), abordando seus avanços e pontuando as falhas que a sociedade tem que corrigir por si mesma.

Santana fez um breve histórico sobre a criação da lei, lembrando que ele mesmo participou de diversas etapas de sua construção. A LBI, aponta o advogado, fortaleceu instrumentos de igualdade para garantir às pessoas com deficiência os mesmos direitos que qualquer outra pessoa possui, nas áreas de saúde, educação, trabalho, assistência social, esporte, previdência e transporte.

Segundo Joaquim Neto, a LBI tem quer ser mais divulgada e este trabalho deve ser feito por todas as instituições públicas, para que seja vivida pela sociedade (foto: Jailson Soares  | PoliticaDinamica.com)

“Estamos discutindo hoje, por meio dessas garantias, a acessibilidade para a pessoa com deficiência nas eleições. E não apenas a acessibilidade de prédios, mas de todo o contexto. De propagandas, campanhas, locais de votação”, pontuou, lembrando que o TRE-PI é um dos pioneiros na acessibilidade das eleições.

A Ajuspi tem realizado um trabalho de promoção de conhecimento jurídico que pode ser acompanhado no política Dinâmica todas as quintas feiras, na JockeyFM 88.1 (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Joaquim Santana defende que a Lei de Inclusão não pode ser “uma letra morta” e que a sociedade deve ter mais conhecimento dela para praticá-la.

Veja a entrevista completa!


Comente aqui