40 ANOS EM 4

Jeová Alencar acredita que não se pode ser um político velho para uma sociedade cada vez mais moderna (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)Hoje (1) tem início o segundo ano legislativo da Câmara Municipal de Teresina sob o comando de Jeová Alencar (PSDB), que promete evoluir o legislativo municipal 40 anos em 4. Fazer referência ao Plano de Metas de Juscelino Kubitschek é uma grande ousadia. Mas o vereador Jeová Alencar nunca pecou por falta dela. Para alguém de origem humilde, nascido e criado em vila, ocupar a presidência da Câmara Municipal de Teresina -- e ser reeleito antecipadamente, contra a vontade da Prefeitura -- é uma prova disso.

"Minha origem é humilde. Minhas raízes são populares. Nunca escondi isso e me orgulho de onde eu vim. Quando me tornei vereador, procurei entender qual seria a melhor maneira de fazer meu mandato transformar a vida dessas pessoas. E, agora, na Presidência da Câmara, farei o máximo para que este poder seja representante fiel dos anseios da população", comenta. O motor dessa transformação, de fato, precisava de uma nova engrenagem.

Jeová Alencar está focado na transparência e na informação. São estas duas a segurança de que a abertura das portas da Câmara para o povo é uma questão irreversível.

TV CÂMARA

Para se interessar pelo trabalho dos vereadores, a população precisa, antes de tudo, saber o que acontece na Câmara Municipal. Não adianta apenas reclamar que os parlamentares não representa os anseios da população, se as pessoas não fiscalizam a condução dos mandatos por aqueles que elas elegem. Mas ninguém vai diariamente à CMT saber o que está sendo discutido e votado. Jeová iniciou seu mandato implantando a transmissão ao vivo das sessões. Todos os discursos, debates e sessões estão disponíveis na Youtube desde o ano passado.

Jeová tem conduzido a CMT para um novo estágio de aproximação com o povo e diz que não há legado mais importante que este (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Junto com essas transmissões, foi implantado o sistema de votação nominal com painel eletrônico. Agora, nenhum vereador pode se esconder no banheiro na hora de uma votação mais polêmica, nem fugir da responsabilidade de votar a favor ou contra os interesses populares, afinal, agora é possível como cada parlamentar se comporta no plenário. Nenhum destes investimentos foi exorbitante. Longe disso, faltava, até certo ponto, apenas vontade de fazer.

SITE E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

"A população tem que saber que é responsabilidade nossa fiscalizar a Prefeitura e das pessoas fiscalizar o comportamento de seus representantes aqui. Pessoas mais bem informadas se tornam cidadãos mais exigentes e eleitores mais esclarecidos. A sociedade evolui assim", aponta Jeová. Neste caminho, as ferramentas tecnológicas tem papel importante.

O atual presidente da CMT diz que está preparando o Legislativo para as futuras gerações de teresinenses bem informados (foto: Ascom)

Em poucos dias a Câmara vai contar com um novo site institucional e um novo portal de transparência. No site, cada vereador terá um blog para divulgar seu mandato e qualquer cidadão terá acesso aos gastos do legislativo, inclusive, de cada gabinete. "É um processo de retomada de confiança. A classe política vive um momento, no geral, de descrédito. As pessoas não acreditam nos políticos. Ou pelo menos em boa parte deles. Aí se afastam da política e abrem espaço para quem não presta. É um circulo vicioso. Em Teresina, nosso trabalho é acabar com isso. Queremos que o teresinense saiba o que acontece aqui, cobre mais de cada vereador e retome a confiança no trabalho dos parlamentares", comenta, empolgado, o presidente da Câmara.

CONVÊNIOS

Nas últimas semanas Jeová reafirmou o caminho pelo qual o parlamento deve seguir na transparência de suas ações e na aproximação com o povo. Um convênio com a Assembleia Legislativa do Piauí vai possibilitar que conteúdos da Câmara possam ser exibidos em tv aberta por meio da TV Assembleia, diariamente. O convênio também coloca o trabalho dos vereadores todos os dias na Rádio Assembleia. O presidente do Poder legislativo estadual, deputado Themístocles Filho (MDB), também disponibilizou ao legislativo teresinense uma faixa inteira de canal digital para que a Câmara possa montar sua própria TV, na sintonia do canal 16.2.

Não é por falta de ousadia que Jeová Alencar, nascido e criado em vila, será lembrado em sua gestão na Câmara Municipal (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Esse já é um passo maior. Um outro convênio, desta vez com a TV Antares, do Governo do Estado, vai possibilitar a doação de equipamentos para que essa TV Câmara possa iniciar uma fase embrionária de  transmissão em sinal aberto. "Não temos condições, hoje, de iniciar nossas atividades do tamanho da própria TV Assembleia. Mas ao iniciar isso, garantimos que as futuras gestões da Câmara terão que investir cada vez mais nessa questão até por conta da cobrança popular", considera Alencar.

A CMT está sendo transformada num parlamento mais popular. E pelo tom da gestão de Jeová, certamente ainda vamos ver e ouvir muito falar dele. 

Comente aqui