VEREADORES REJEITAM REQUERIMENTO PARA SUSPENDER TRANSFERÊNCIA DE UTI DO CIANCA

Graça consegue articular base contra requerimento de Dudu (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

A sessão da Câmara de Vereadores de Teresina desta terça-feira (12) foi marcada por uma discussão sobre a transferência da UTI da maternidade Wall Ferraz (Cianca) para a maternidade Evangelina Rosa. O vereador Dudu (PT) chegou a chamar o secretário municipal de Saúde, Sílvio Mendes (PP), de “louco e autoritário” e apresentou requerimento solicitando que o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto (PT), não aceitasse a mudança.

Dessa vez, a líder do prefeito Graça Amorim (PMB) conseguiu articular com a base para a derrubada do requerimento. Mesmo assim, a votação foi apertada e por 15 X11 votos a proposta de Dudu foi rejeitada.

A discussão foi tão intensa que levou a troca de farpas entre os vereadores. O vereador Joninha (PSDB) afirmou que Dudu era incoerente. “Um dia o Dudu quer uma coisa no outro dia já diz outra coisa. Eu não entendo esse requerimento dele. É incoerente. É bem coisa de gente do PT”, afirmou.

O vereador Deolindo (PT) saiu em defesa do PT e acusou Joaninha de não comparecer às sessões no plenário. “O nobre vereador deve não entender porque não acompanha as sessões na Casa. Se estivesse mais presente saberia do que nós estamos tratando”, declarou.

Como estratégia para conseguir aprovar o requerimento, a vereadora Cida Santiago (PHS), tentou aprovar requerimento verbal convocando Sílvio e Florentino Neto para uma reunião na Casa, mas a proposta foi recusada.

Apesar da vitória na votação, a base mostrou que segue dividida. Vereadores aliados do Palácio da Cidade como Dr. Lázaro (PPS), Gustavo Gaioso (PTC), Joaquim do Arroz (PRP), Zé Nito (PMDB), Teresa Britto (PV) e Valdemir Virgino (PRP) votaram a favor do requerimento.

“O secretário Sílvio é um louco, autoritário, não quer conversar com ninguém, pensa que a secretaria é dele e que pode fazer o que quiser. Tem que discutir com a sociedade. O requerimento é apenas para que o secretário estadual espere até que ocorra um discussão com a sociedade. Mas o autoritário quer resolver tudo sozinho. A população não pode ser prejudicada”, disse.

Comente aqui