VEREADORES DECIDEM MANTER TAXA DE LIXO EM TERESINA

Vereadores recusam requerimento que suspendia taxa do lixo (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Os vereadores de Teresina decidiram manter a cobrança da taxa de lixo em Teresina. Na manhã desta terça-feira (04), o vereador Dudu (PT) apresentou requerimento pedindo a suspensão da cobrança até que os cálculos fossem revistos.

Com 26 dos 29 vereadores na base do prefeito Firmino Filho (PSDB), a Casa recusou o requerimento e manteve a cobrança da taxa. Apenas os vereadores Dudu (PT), Deolindo (PT), Caio Bucar (PSB) e Cida Santiago (PHS) votaram contra. O vereador Enzo Samuel, da base do tucano, preferiu se abster da votação.

A votação gerou um bate-boca entre os vereadores da base e da oposição. Dudu acusou os vereadores aliados de Firmino de ficarem contra o povo para agradar o Palácio da Cidade. A líder do prefeito na Câmara, vereadora Graça Amorim (PMB), reagiu e disse que o parlamentar do PT apresentou a proposta apenas para atingir o prefeito.

“Todo mundo aqui tem mais de 21 anos e sabe o que faz. Ninguém vota contra o povo, mas contra um requerimento que não é constitucional. Essa lei foi aprovada na legislação passada e não pode ser suspensa por um requerimento. É preciso que a Casa aprove outra lei. Votamos com consciência enquanto têm outros que apresentam propostas apenas como jogo político para atingir o prefeito Firmino”, disse Graça.

O vereador Dudu afirmou que vai recorrer à Justiça para cancelar a cobrança do imposto. “A Casa ficou mais uma vez contra o povo para agradar o prefeito. Não me resta outra alternativa a não ser recorrer à Justiça. Vou pedir a suspensão dessa cobrança. O povo sofre com a crise, falta dinheiro e ainda é surpreendido com essa cobrança”, declarou.  

O vereador Inácio carvalho (PP) afirmou que se o requerimento fosse aprovado, Firmino poderia ser enquadrado na lei de improbidade administrativa. "O prefeito não pode simplesmente decidir não cumprir uma lei. Se a casa aprovou ele tem que cumprir. Nem podemos suspender uma lei com base em apenas um requerimento. Se Firmino não cumprir a lei corre o risco de ser acusado de improbidade administrativa", afirmou. 

Comente aqui