Coluna Lídia Brito Política Dinâmica
DENÚNCIA
TCE-PI INVESTIGA IRREGULARIDADE EM LICITAÇÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE

DISPUTA ENVOLVE LICITAÇÃO REALIZADA PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA MÉDICA DE PICOS E HÁ SUSPEITA DE FRAUDE

17/09/2017 07:58

O Tribunal de Contas do Estado apura denúncia de fraude em processo licitatório que escolheu a empresa que será responsável pela construção do Centro de Referência Médica do município de Picos. A obra avaliada em R$ 300 milhões será executado pelo consórcio formado pelas empresas COMTÉRMICA e SAHLIAH ENGENHARIA.

A licitação foi parar no Tribunal de Contas depois que a construtora CINZEL ENGENHARIA LTDA, derrotada na licitação, denunciou irregularidades no procedimento. De acordo com a denunciante, o consórcio vencedor apresentou uma planilha com preços impraticáveis, muito abaixo de mercado para poder vencer a licitação.

O consórcio COMTÉRMICA/SAHLIAH ENGENHARIA também irá atuar em outras obras da saúde do Piauí. O grupo venceu a licitação para a construção da nova maternidade de Teresina. Nessa licitação o consórcio também foi denunciado, mas o Tribunal de Contas da União (TCU) não prosseguiu com a denúncia. Essa disputa na Justiça atrasou o início da obra avaliada em R$ 84 milhões. 

A acusação fala em prejuízo ao erário. Como os preços apresentados pelas duas construtoras estão bem abaixo do mercado, no futuro a Secretaria de Saúde teria que realizar aditivos para alterar os valores gerando perdas aos cofres públicos.

O relator do processo é o conselheiro Luciano Nunes. Ele determinou aos técnicos do Tribunal apuração da denúncia e formulação de um relatório. A Secretaria de Saúde e o secretário Florentino Neto devem apresentar ainda a defesa para que o caso siga ao plenário do Tribunal. Florentino ainda não foi citado no processo. 

A reportagem tentou entrar em contato com o secretário, mas não obteve retorno.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:

Mais notícias sobre:

Notícias relacionadas
DISPUTA
DEOLINDO DIZ QUE BASE RECEBE ORDENS PARA ATACAR OPOSIÇÃO
DEOLINDO DIZ QUE BASE RECEBE ORDENS PARA ATACAR OPOSIÇÃO
DISCUSSÃO
O APARTE MAIS PROFUNDO DA HISTÓRIA DA CÂMARA
O APARTE MAIS PROFUNDO DA HISTÓRIA DA CÂMARA
CONFLITO
“DIA DO JACARÉ”, DIZ DUDU SOBRE DEMISSÃO DE COMISSIONADOS
“DIA DO JACARÉ”, DIZ DUDU SOBRE DEMISSÃO DE COMISSIONADOS
CÂMARA
"CHEGA, FIRMINO!", DIZ MAJOR PAULO ROBERTO