OPOSIÇÃO A WELLINGTON DIAS TEM O TEMPO COMO ADVERSÁRIO

Oposição ao governador Wellington tem o tempo como adversário em 2018 (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Na eleição de 2018, os candidatos terão 45 dias de campanha legal para ganhar o voto do eleitor. Nesse período, o corpo-a-corpo e a propaganda eleitoral na TV e no rádio estará liberada. É hora de conquistar o eleitor.

No Piauí, a redução no tempo de campanha coloca em desvantagem os adversários do governador Wellington Dias (PT). Será pouco tempo para eles percorrerem os rincões do Piauí e conquistar o voto daquele eleitor acostumado com o nome do petista, que pode ir para o quarto mandato no Palácio de Karnak.

A oposição ainda não apresentou um nome como candidato e começam a surgir opções de fora da política como o jurista Norberto Campelo. Homem respeitado no meio jurídico e político, mas pouco conhecido do eleitor piauiense. Faltaria a ele o apelo e o trato popular.

Por ser de fora do meio político, ele poderia ter um respaldo maior em época de escândalos de corrupção e de descrédito da classe política. Mas focando no cenário local, Norberto teria que disputar a simpatia do eleitor com um Wellington Dias que sabe falar como o homem do campo. Discípulo de Lula, ele abraça, olha nos olhos com simplicidade e passa a impressão de ser igual ao eleitor.

Há quem aposte que a oposição deve apresentar um nome já conhecido e com popularidade se quiser derrotar Wellington. Pesquisas mostram que apesar de fazer uma administração morna, a popularidade do petista ainda é muito alta no interior. Em algumas cidades chega a 80% dos entrevistados.

Com apenas 45 dias de campanha contra quase 14 anos de mandato de Wellington - juntando os três mandatos - o tempo pode ser uma desvantagem para a concorrência. Nessa briga contra o tempo, nomes como o deputado estadual Dr. Pessoa (PSD) seria uma opção a ser analisada.

No quesito popularidade e corpo-a-corpo ele seria um nome forte contra Wellington. Dr. Pessoa é bastante popular em Teresina e conhecido em muitas cidades do interior do Piauí. Como Wellington e Lula, fala de igual para igual com o povo e tem o trato popular.

Na corrida contra o tempo, há quem aposte que quanto mais cedo as candidaturas começarem a se definir, melhor.

Comente aqui