LUCIANO BUSCA APOIO DO DEM E PRB

O pré-candidato a governador, deputado Luciano Nunes (PSDB), tem recebido manifestações de apoio do grupo formado por deputados federais do PSB. Os parlamentares devem deixar a sigla com a abertura da janela política, em março, mas continuarão reforçando a oposição ao governador Wellington Dias (PT).

Oposição aposta na fragmentação para contar com mais partidos (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Depois de Rodrigo Martins e Átila Lira, o último a se manifestar publicamente a favor da candidatura de Luciano foi o deputado Heráclito Fortes. Ele deve ser o novo presidente do DEM no Piauí. Para o pré-candidato, o apoio dos democratas é considerado importante.

Quanto mais siglas, mais forte a oposição fica. Uma das estratégias do opositores a Wellington é fragmentar a oposição. Os líderes do grupo devem se filiar a diferentes legendas.

O DEM também deve ser o caminho do deputado Àtila Lira. Ele chegou a cogitar a possibilidade de retornar ao PSDB, mas as conversas com líderes tucanos, como o prefeito Firmino Filho (PSDB), não avançaram.

Luciano também considera importante o apoio de Rodrigo Martins. O deputado federal deve se filiar ao PRB.  A ida para a nova legenda não representa apenas uma mudança de casa. No PRB, Rodrigo pode assumir a presidência estadual da sigla. Se isso se concretizar, Luciano terá o apoio de mais dois partidos: o DEM e o PRB.

No caso de Rodrigo Martins, ele enfrenta a resistência de um grupo do PRB ligado ao governador Wellington Dias. O presidente atual da sigla, Pastor Gessivaldo, secretário estadual do Trabalho e Empreendorismo, trabalha para se manter no cargo e continuar ao lado do petista.

Com a possibilidade cada vez menor do prefeito Firmino Filho sair candidato, Luciano já discute a formação da chapa majoritária. Os interessados por espaços começam a se manifestar. 

Comente aqui