“PREFEITO NÃO É TUDO”, DIZ JOÃO MADISON

A bancada do MDB na Assembleia Legislativa do Estado irá se reunir na tarde desta segunda-feira (08) com o presidente da Casa, deputado Themístocles Filho. Será um almoço que terá como prato principal a discussão sobre a vaga de vice na chapa de reeleição do governador Wellington Dias (PT).

O MDB disputa a vaga com o Progressistas, que tem como presidente nacional o senador Ciro Nogueira, importante aliado de Wellington. Os emedebistas evitam polemizar com Ciro, depois que o progressista cobrou respeito pelo tamanho do partido, que possui mais de 70 prefeitos, mas garantem que sem Themístocles não farão parte da chapa do petista.

MDB vai discutir vaga com Wellington Dias (Foto:JAilsonSoares/PoliticaDinamica.com)

Em entrevista ao Política Dinâmica, o líder do MDB na Assembleia, deputado João Madison, afirma que prefeito é importante, mas não é tudo. Ele lembra que o MDB tem a maior bancada da Assembleia e trabalha para manter essa marca em 2019. Segundo Madison, Ciro deve lembrar que existem outros fatores que definem uma eleição.

“O MDB está coeso. Vamos ter uma reunião de toda a bancada do partido. Tivemos uma conversa com o governador na semana passada, eu estive presente com o presidente Themístocles Filho e marcamos uma nova conversa para quando o presidente do MDB no Piauí, deputado Marcelo Castro, chegar de viagem à China. Ter prefeito é importante, mas não é tudo. O MDB tem a maior bancada de deputados e vai manter isso em 2019. Outros fatores também pesam na decisão do governador”, afirmou.

João Madison lembra de outras eleições para mostra que a estratégia de Ciro Nogueira pode ser equivocada. Segundo ele, o Progressista tem que lembrar de combinar com o povo.

“Participamos da eleição do Mão Santa em 1994 e ele venceu com três prefeitos. Na primeira eleição, Wellington tinha quatro prefeitos. Eu gosto de prefeitos, tenho meus prefeitos, mas ter a maioria do interior não é tudo. A eleição do Wilson Martins, em 2014, é outro exemplo. Ele tinha praticamente todos os prefeitos do Piauí e quem venceu foi Elmano. Tem que conversar com o povo. Em 2017 foi um ano de problemas sérios. É natural que muitos dos prefeitos busquem esse apoio do senador Ciro. Você tem que ter o cheiro do povo, tem que ter o povo”, diz.

Partido trabalha para ter a maior bancada em 2018 (Foto:JAilsonSoares/POliticaDinamica.com)

O líder do MDB diz não fazer críticas a Ciro, mas afirma que o contexto até outubro pode mudar.

“O MDB não tem essa quantidade de prefeitos, mas terá a maior bancada na Assembleia. Com nossos prefeitos e com outras pessoas, que não são prefeitos, vamos fazer isso. Não podemos menosprezar esses outros lados que existem. Não critico Ciro, mas apenas falo o que aconteceu no Piauí. Prefeitura não é tudo. É importante, mas não é tudo. O Dr. Pessoa está na frente nas pesquisas para senador e não tem uma prefeitura. Dentro de Teresina é muito bem avaliado como candidato a senador. Isso vai dura? Não sei, porque política é dinâmica e pode mudar. O que falo hoje, amanhã pode mudar. O Ciro é trabalhador, um dos melhores senadores que tem, mas sabemos que no momento da eleição, as pessoas podem escolher outro. Isso é normal, faz parte da democracia. Tenho absoluta certeza que o governador saberá trabalhar isso muito bem. O MDB vai acompanhar o que o governador decidir”, afirmou.

O deputado revela que o governador já deverá ter uma chapa mais ou menos definida em fevereiro, mas o anúncio só deve ocorrer depois de abril. “A base não coloca um prazo para o governador. Até o carnaval, acredito que isso deve estar decidido. Mas o mês de fevereiro é o prazo normal para tirarmos as bandeiras e começarmos a trabalhar. Acho normal que as bandeiras possam ser colocadas no ar. É um momento para trabalharmos”, declarou.

Comente aqui