“CIRO NÃO TERÁ VOTO DA MILITÂNCIA DO PT”, DIZ PAIXÃO

A militância do PT e grupos de movimentos sociais protestaram contra o julgamento do ex-presidente Lula (PT) em frente ao prédio da Justiça Federal, nesta quarta-feira (24), em Teresina. Além dos gritos e palavras de ordem em defesa do petista, chamou atenção os protestos contra a aliança entre o governador Wellington Dias (PT) e o senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

Para a militância do Partido dos Trabalhadores presente no evento, petista que é petista não vota na reeleição do senador Ciro Nogueira. De acordo com o ex-vereador Paixão, Ciro representa os “golpistas” que ajudaram no impeachment da ex-presidente Dilma e que contribuíram para que Lula fosse a julgamento.

Militância do PT não vota no senador Ciro Nogueira (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O grupo manda um recado e pressiona o governador Wellington Dias (PT) para não manter a aliança com o PP. “Estamos com a posição da corrente Articulação de Esquerda de que eleição sem Lula é fraude. E também que petista não se alia a golpista. Está bem clara a mensagem de que aqueles que ajudaram a cassar a Dilma, principalmente parlamentares do Piauí, não merecem nosso respeito e nem o voto. A militância petista não vota em Ciro Nogueira. Eles (progressistas) não devem voltar para o Senado Nacional e nem para a Câmara Federal. No Piauí o recado é que podemos fazer aliança com aqueles que já são aliados, mas desde que não sejam golpistas. É o recado que damos”, afirmou.

Paixão afirma que os movimentos sociais ligados ao PT já orientaram a militância a não votar em Ciro. Ele afirma que o governador Wellington Dias poderá ter prejuízo se insistir na aliança com os progressistas.

 “Os militantes do PT não votam em Ciro. Há uma determinação e posicionamento dos movimentos sindicais de que não queremos golpistas no palanque junto com Wellington Dias. Ele pode até a se aliar, mas poderá ter prejuízos porque a partir do momento que tomamos um posicionamento, ele vai ser cumprido”, declarou.

Militantes protestaram em frente a sede da Justiça Federal (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

REGINA SOUSA

Durante o protesto, o grupo também reivindicou pelo direito da senadora Regina Sousa concorrer à reeleição. “A Regina é a nossa candidata. É a única que teve moral e se comportou com ética e ficou do lado da classe trabalhadora, ficou do lado da sociedade pobre, do povo do Piauí e dos brasileiros. É quem defende um projeto de futuro para o Brasil como fizemos nos últimos 13 anos. É a senadora que fala a língua do povo”, declarou.

MDB

Mas no PT, o ditado “pau que dá em Chico, dá em Francisco” parece não ter validade. Se por um lado, eles pregam que a aliança com Ciro  deve ser rompida por ele ter ajudado no chamado “golpe”, de outro querem se manter ao lado do MDB, partido do presidente Michel Temer (MDB).

Trânsito ficou interrompido com a manifestação (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)]

Para Paixão, a explicação é simples: os deputados emedebistas do Piauí não votaram no impeachment, ao contrário de Ciro e da deputada federal Iracema Portella. Segundo ele, a maior parte do partido defende Themístocles como vice.

“Nós fazemos esse debate sobre o MDB. O Themístocles é o nome discutido para vice de Wellington.  Ele não votou e nem apoiou o impeachment.  E diz que respeitará as decisões de uma aliança junto ao Partido dos Trabalhadores, junto ao Wellington, e que encaminhará aquilo que foi discutido e acordado. Há uma aproximação muito forte do Themístocles. Eu vejo dentro do PT pouca rejeição. Não há rejeição com ele como há com o PP. Existe por parte dos militantes do PT uma simpatia melhor a ele”, declarou.

Comente aqui