Coluna Lídia Brito Política Dinâmica
PROPORCIONAL
“CHAPINHAS” INCOMODAM PARTIDOS GRANDES

LEGENDAS MAIORES SÃO CONTRA A FORMAÇÃO DE DUAS “CHAPINHAS” PROPORCIONAIS E PRESSIONAM LEGENDAS COMO O PRTB

09/01/2018 08:41 - Atualizado em 09/01/2018 11:13

Não é só a composição da chapa majoritária que tem causado discussões na base aliada do governador Wellington Dias (PT). Na formação das chapas proporcionais a disputa também é acirrada. Os partidos pequenos querem se dividir em duas “chapinhas”, mas as legendas maiores são contra.

Na disputa por vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, os pequenos irão se dividir na coligação liderada pelo PTC, que engloba o Podemos e o PR, e na chapa encabeçada pelo PRTB, que conta ainda com PRP, PV, PSL e PPS. Mas manter esses grupos unidos até outubro não será fácil.

Partidos pequenos querem duas "chapinhas" (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O partidos maiores pressionam o governador Wellington Dias (PT) para que a base saia com um “chapão”. Eles querem todo mundo junto, ou com apenas uma “chapinha”. O deputado Ziza Carvalho (PDT) diz que isso evita distorções. “Com o chapão não teremos deputados se elegendo com menos votos do que outro que fica de fora”, contestou.

O líder do MDB na Assembleia, deputado João Madison, afirma que os partidos maiores avaliam que apenas uma chapinha seria o razoável. “O melhor seria todo mundo sair em um chapão. Mas os partidos menores devem sair em uma chapinha. Só uma é o razoável. Acredito que aquela que tem sido organizada pelo deputado Evaldo Gomes (PTC) desde o início. Mais que uma, o governador não deve aceitar”, disse.

O vereador Marquim Monteiro (PRTB) contestou as declarações de João Madison. Segundo ele, o governador já liberou a formação das duas chapas menores.

“Nós conversamos com o governador e ele já liberou a formação das duas chapas. O PRTB mantém a formação da chapinha. Estamos conversando com o PRP, PV e PSL. Vamos seguir unidos e devemos apoiar o governador Wellington Dias”, afirmou.

Marquim afirma que a pretensão da chapinha é eleger um deputado federal e três estaduais. “Juntos somos mais fortes. Esse grupo terá capacidade de eleger um deputado federal e três estaduais”, declarou.

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
ELEIÇÕES 2018
WELLINGTON ACEITA SUGESTÃO DE CIRO DE FAZER PESQUISA PARA DEFINIR VICE
WELLINGTON ACEITA SUGESTÃO DE CIRO DE FAZER PESQUISA PARA DEFINIR VICE
VIAGEM
GOVERNO TEM PRESSA NA FORMAÇÃO DAS COMISSÕES
GOVERNO TEM PRESSA NA FORMAÇÃO DAS COMISSÕES
ELEIÇÕES 2018
“MAIORES PARTIDOS DEVEM FICAR COM AS VAGAS MAJORITÁRIAS”, DIZ MARCELO CASTRO
“MAIORES PARTIDOS DEVEM FICAR COM AS VAGAS MAJORITÁRIAS”, DIZ MARCELO CASTRO
DISPUTA
“É CHOVER NO MOLHADO”, DIZ FIRMINO SOBRE DECLARAÇÕES DE JEOVÁ
“É CHOVER NO MOLHADO”, DIZ FIRMINO SOBRE DECLARAÇÕES DE JEOVÁ