"GOVERNO QUER APLICAR DINHEIRO DO FUNDO DE COMBATE À POBREZA EM FÁBRICA DE EMPRESÁRIO", DIZ DEPUTADO

Deputados da oposição acusam o governo de tentar beneficiar aliado (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

A reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (19) foi marcada por um debate em torno de Projeto de Lei que permite ao governo se tornar sócio minoritário de uma indústria de leite na cidade de São José do Divino, região Norte. De acordo com a proposta, o governo de Wellington Dias quer retirar dinheiro do Fundo de Combate à Pobreza para investir em um empreendimento privado.

A oposição reagiu e denuncia irregularidades na proposta. Seriam retirados R$ 10 milhões do Fundo de Pobreza para ajudar no empreendimento privado. Os deputados questionam que os empresários poderiam conseguir outras fontes de financiamento em bancos públicos e privados, sem precisar do dinheiro usado para ajudar pequenos empreendimentos.

João Madison defende proposta do governo (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

De acordo com o deputado Robert Rios, o projeto vai beneficiar um empresário que hoje faz asfalto na região. O deputado diz que o beneficiado é dono da construtora PAC Engenharia e teria decidido agora investir no leito e já contaria com o apoio do Governo.

“Esse projeto são atos preparatórios de corrupção. Eu nunca vi o setor público se associar ao setor privado para construir uma fábrica que até os próprios produtores da cidade são contra. O sócio do governo não é produtor de leite. É dono da construtora PAC Engenharia que venceu quase 100% das licitações para fazer obras do governo na região. Ele já é sócio do governo em obras de engenharia e agora vai ser na produção de leite”, afirmou.

Deputado Aluísio Martins defendeu proposta do governo e pediu vista (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O deputado denuncia a participação de secretários do governo que estariam usando laranjas para a construção da fábrica. “São pessoas ligadas ao governo. Essa associação é desse empresário que é um garoto novo, começando a vida agora, que não tem esse dinheiro todo, mas os sócios colocam dinheiro por baixo e o governo diz por cima que vai se associar. Retirando dinheiro do Fundo da pobreza para colocar em uma pouca vergonha. É gente do governo usando laranjas”, declarou.

Robert Rios denuncia possibilidade de corrupção (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O líder do PMDB na Casa, deputado João Madison, é o relator da proposta e saiu em defesa do projeto. Madison é ligado ao setor pecuarista e tem o sobrinho Leonardo Sobral no comando da coordenadoria de Combate à Pobreza Rural. Madison afirma que o projeto vai fortalecer a bacia leiteira do Piauí.

“Esse projeto só vai trazer benefícios. O leite tem sido perdido em São José do Divino porque não tem para quem vender. O prefeito vive me ligando cobrando essa indústria. Eu parabenizo o governador Wellington Dias por essa ideia. É uma desfaçatez acusar o empresário de corrupção. É uma irresponsabilidade. Só porque ele é do Piauí. A oposição só critica porque é do governo. Só por criticar”, disse.

O projeto saiu de pauta depois de pedido de vista conjunto do deputado Aluísio Martins (PT) e Rubem Martins (PSB).  A discussão deve ser retomada na reunião da próxima terça (26).

Comente aqui