COM REVIRAVOLTA, CÂMARA DERRUBA PROJETO QUE PERMITE AVANÇAR SINAL VERMELHO

Vereadores reprovaram projeto de Graça Amorim (Foto:GustavoAlmeida/PoliticaDinamica.com)

A Câmara de Vereadores de Teresina voltou atrás e reprovou projeto de lei da vereadora Graça Amorim (PMB), que proibia a cobrança de multas aos vereadores que ultrapassem o sinal vermelho durante a madrugada. A reprovação veio depois de críticas à matéria repercutiram na mídia e nas redes sociais.

A reprovação ocorreu de virada e representa uma derrota para a líder do prefeito Firmino Filho (PSDB) e a autora da proposta. Os vereadores que votaram contrários falavam do perigo de acidentes provocados com a mudança e que a segurança seria de responsabilidade do estado.

O projeto diz que multas relacionadas ao avanço do sinal vermelho no período das 23h às 5h não devem ser aplicadas por causa do risco de assaltos ao qual a população está exposta. Graça argumentou que a proposta protegeria principalmente as motoristas mulheres.

"É necessária a redução da velocidade porque é mais seguro ultrapassar o sinal vermelho quando se pode observar a inexistência de veículos ou pedestres que possam oferecer risco de acidentes. Com uma redução da velocidade para 20 km/h ou inferiores, é possível observar com atenção todas as vias ao redor", disse Graça.

A derrota foi esmagadora. Foram 13 votos contra, uma abstenção e sete votos favoráveis. Depois da derrota, a líder mandou um recado para a base “recebo com muita tranquilidade essa votação negativa”, disse.

O vereador Inácio carvalho (PP) afirmou que o projeto poderia acarretar em acidentes de trânsito. Segundo ele, a pessoa já sairia à noite sabendo que poderia ultrapassar o sinal e muito poderiam fazer isso sem a devida precaução.

“O projeto diz que o condutor tem que reduzir a velocidade para ultrapassar o sinal vermelho, mas quem garante que isso será feito. A pessoa já sairá na noite pensando que pode ultrapassar o sinal. É uma questão que tem que ser bem pensada”, argumentou.

Comente aqui