TRE-PI investe na segurança de sistemas internos para evitar perder dados

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou a partir a utilização em capacidade total do equipamento Storage adquirido neste semestre para a infraestrutura do datacenter da instituição. O hardware, da marca Huawei, foi adquirido a partir de uma iniciativa da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com o apoio da Diretoria Geral e autorização da Presidência do Tribunal. A aquisição teve o objetivo de reduzir o risco de perda de dados em armazenamento e garantir ganho de performance em grandes aplicações.

A Storage anteriormente utilizada estava com cerca de 80% da sua capacidade ocupada. Após a implementação total da nova infraestrutura, esse percentual caiu para cerca de 24% de um total de cerca de 110 Terabytes de capacidade líquida. Com a aquisição do novo equipamento, o ganho de performance pretendido se concretizou, uma vez que a nova tecnologia, que utiliza discos do tipo Solid-state Drive (SSD), apresenta significativa melhoria em relação àquela anteriormente empregada, pois estes discos não possuem partes mecânicas e funcionam somente de forma eletrônica.

Os dados armazenados no novo equipamento são aqueles que ficam em servidores da infraestrutura nas aplicações em produção, ou seja, aquelas utilizadas diretamente pelos usuários finais, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), Processo Administrativo Digital (PAD) e e-mail. Contempla, ainda, o File Server (arquivos dos usuários salvos em servidor através de upload) e o portal da Intranet e suas aplicações embarcadas. Com a renovação da tecnologia, o TRE-PI não vai precisar de uma nova estrutura de armazenamento pelo menos pelos próximos cinco anos.

Durante a aquisição, foi procurado avançar na governança de compras de TI, através de atuação conjunta entre a Coordenadoria de Desenvolvimento e Infraestrutura (CODIN) e a Coordenadoria de Contratações e Patrimônio (COCONP). Além da instalação, também foi realizado um treinamento ministrado pelo fabricante com os servidores que configuraram o equipamento e realizaram a migração de dados para o novo hardware.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui