Seminário na UFPI pode ser base para elaboração de projeto de lei sobre reforma eleitoral

Foi com uma avaliação bem positiva que o I Seminário Reforma Eleitoral & Representação Política chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (25/10). O evento reuniu pesquisadores, advogados, procuradores, operadores do direito, acadêmicos e políticos em um debate de alto nível sobre os principais temas do direito eleitoral.

Para a organização do Seminário, o legado foi construtivo e possibilitará o avanço das temáticas propostas, de modo que certamente colaborará para a elaboração de novos grupos de trabalho. Para 2020, a segunda edição do seminário já está sendo pensada, o que vem sedimentar a cultura do debate propositivo com toda a sociedade.

"Nossa ideia é exatamente essa, proporcionar uma integração entre universidade com a classe política, apontando soluções. Este foi o I seminário e vamos continuar anualmente com novas edições, cada vez mais buscando ideias propositivas para levarmos aos deputados, a fim de possibilitar que eles transformem estas ideias em projetos de lei,  a serem debatidos no Congresso Nacional", avaliou o professor Cléber de Deus.

"Tivemos um excelente resultado e fica um legado maravilhoso. Os debates, o seminário, o evento foi muito acima da expectativa. Tivemos uma plateia qualificada, mesas qualificadas e aqui fica uma semente plantada pelo Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais da UFPI, por meio do professor Cléber de Deus, da professora Silvani Maia, com o apoio da Ajuspi, e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI. Nos próximos anos teremos mais debates na busca para as adversidades políticas que sempre enfrentamos", pontuou o advogado Edson Araújo.

"Nosso evento foi coroado de êxito e superou até as expectativas que tínhamos. Foram mesas de debates acadêmicos muito profundas que nos permitiram tirar algumas conclusões e elementos valiosos para a construção do próximo seminário. Todos os parceiros saem fortalecidos pela grande contribuição que deram para a sociedade, para o debate eleitoral", afirmou a professora Silvani Maia.

Para o Presidente da AJUSPI, Thiago Brandim, o “evento se mostrou de grande valia para a comunidade política e acadêmica. De modo que ante o sucesso do Seminário, manteremos um Fórum Permanente sobre a discussão eleitoral, com o escopo de encontrarmos soluções as inúmeras problemáticas ora vivenciadas”, destacou.

A Ajuspi, a OAB-PI, o NEPE e a UFPI foram os idealizadores do evento.

MAIS FOTOS DO EVENTO

Comente aqui