Nova gestão do TRE-PI reforça combate às fake news e abusos de poder

Nesta segunda-feira o Desembargador José James e o Desembargador Erivan Lopes foram empossados como presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em solenidade por videoconferência em razão das determinações de quarentena e isolamento social por conta do coronavírus.

Os dois assumem os cargos para a gestão no biênio 2020/2022 e serão os responsáveis pela condução da Corte eleitoral nas eleições de outubro próximo, caso sejam mantidas nesta data.

Durante a solenidade, o presidente José James ressaltou que sua gestão deve ser pautada no trabalho conjunto entre servidores, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e demais instituições e disse que espera corresponder às expectativas daqueles que os outorgaram o poder. Em seguida, o presidente reforçou o empenho do TRE do Piauí na garantia da vontade popular durante o processo eleitoral, combatendo às fake news.

O combate ao abuso do poder político, o abuso de autoridade e a compra de votos deverá ser outra vertente de atuação da atual gestão. Para se ter uma ideia, dos gestores eleitores em 2016 e que foram cassados pela Justiça Eleitoral, praticamente todos cometeram alguns desses crimes. O Desembargador José James ressaltou, ainda, que para esta atuação, sobretudo no dia da eleição, deverá solicitar reforça das tropas federais.

Comente aqui