MPE-PI faz inspeção no hospital do Promorar

O Ministério Público do Piauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça, especializada na defesa da saúde pública, realizou uma inspeção no Hospital do bairro Promorar, na zona sul de Teresina. O Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, acompanhado da sua equipe, visitou as alas do hospital, enfatizando as áreas da Maternidade Dr. Olavo Mendes de Carvalho.

A inspeção teve como objetivo principal vistoriar o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta no qual o Ministério Público pediu que a Fundação Municipal de Saúde retomasse as obras da unidade hospitalar e que, assim, o centro cirúrgico passasse a funcionar plenamente. A visita foi acompanhada por uma equipe da administração, composta pela Diretora de Enfermagem, o Diretor Clínico e o Diretor Administrativo do Hospital.

Os profissionais relataram alguns problemas, dentre eles a falta de vagas na enfermaria, sobrecarga na ala de pré-parto e dificuldades na hora de transferir pacientes de risco para serem atendidas na Maternidade Dona Evangelina Rosa. Atualmente, a unidade só conta com dois leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO).

Das duas salas de cirurgia existentes, apenas uma está em pleno funcionamento, a outra unidade não funciona há mais de dois anos e se encontra com os equipamentos em total desuso. Segundo a equipe do hospital, com a finalização da reforma, a ala de pré-parto ficará próxima ao centro cirúrgico, a fim de melhorar o atendimento das gestantes.

O prazo para o término da reforma do hospital era de 60 dias. Após seis meses, a mesma ainda não foi finalizada e o hospital ainda conta com uma série de irregularidades que prejudicam o trabalho dos profissionais e o atendimento aos pacientes. Diante do que foi constatado na vistoria, o Ministério Público irá tomar as medidas cabíveis para que a reforma seja entregue o mais breve possível e para que as irregularidades encontradas no espaço físico da unidade sejam solucionadas.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui