Maria da Penha passará a ser cidadã teresinense

Maria da Penha Maia Fernandes, que intitulou a 'Lei Maria da Penha', será homenageada na Câmara de Teresina com o Título Honorífico de Cidadania Teresinense. O requerimento é do vereador R. Silva com a articulação do vereador licenciado Venâncio Cardoso, advogado.

FOTO: G1

Maria da Penha é uma farmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Sua luta contra a violência contra as mulheres, que inicialmente foi ignorada pelo governo brasileiro, deu origem a principal lei de defesa das mulheres brasileiras a "Lei Maria da Penha".  Mãe de três filhas é hoje líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.

PROXIMIDADE
O vereador Venâncio, hoje gestor na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), tem por influência materna, envolvimento íntimo com a pauta das mulheres por mais justiça e contra a violência.

No início do seu mandato, por exemplo, esteve à frente da cooperação entre Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM) em prol da campanha Laço Branco: homens pelo fim da violência contra a mulher, bastante semelhante à ação da ONU Mulheres no movimento Eles Por Elas.

Além disso, como gestor da Semdec, impulsionou a premiação "Selo Dona Saló", onde reconhece empresas instaladas em Teresina que promovem igualdade entre os sexos nas empresas.

FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui