Especialistas debatem sobre prevenção ao bullying

O Programa Palavra Aberta Ajuspi da última terça-feira (09/04) trouxe como tema o “Bullying nas Escolas”, e contou com a participação do Delegado do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, Humberto Macola e da Psicóloga Clínica Escolar Lisa Minerva Barros.

Durante o programa, os profissionais destacaram os principais pontos deste tema tão atual e que tem trazido muitas dúvidas para as famílias, professores e alunos.

Para a Psicóloga Lisa Minerva, um dos principais aspectos a serem tratados pelas famílias quanto a este tema é a conversa com seus filhos, pois só assim podem prevenir eventual situação e até mesmo conter casos já existentes de bullying.

"Acreditamos que as famílias perderam este feeling de escutar. Estamos todos parados no mundo virtual e o mundo real nós terceirizamos. Nós levamos nossos filhos para as escolas achando que as mesmas têm responsabilidade/capacidade plena, mas não, é preciso do apoio familiar em conjunto. De repente se deparam com situações que chegam aos pais e estes não têm a menor ideia de como lidar. É preciso parar para ouvir os filhos. Os adolescentes são oito ou oitenta, estão sempre envolvidos em dilemas. Temos que ouvir, mesmo que às vezes não se concorde com o que eles falam. Mas precisamos dar esta atenção. Se não ouço meu filho, como vou saber educar, orientar quando ele precisar", comentou Lisa Minerva.

Já o Delegado Humerto Macola evidenciou o trabalho que a Polícia Civil que tem prestado junto à sociedade, informando como a polícia atua em forma de canal de comunicação e interação com a comunidade.

"A Polícia Civil criou o projeto Papo com a PC em 2018 e estamos fazendo uma aproximação com a sociedade. Nós vamos até as escolas, ao trabalho das pessoas e explicamos como atuamos, como investigamos, como a sociedade pode buscar a solução de problemas, desde homicídios, tráfico de drogas, até o bullying. Estamos sempre atentos à esta prática, desde o bullying até o ciberbullying. Agradecemos pela oportunidade de falar sobre o tema neste programa da Ajuspi e nos colocamos à disposição para colaborarmos no que for possível", comentou o delegado.

O programa contou ainda com o acompanhamento do advogado Gilberto Holanda, membro do Conselho Diretor da Ajuspi e apresentação do jornalista e advogado Gerson Resende, Diretor de Comunicação da Ajuspi.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui