Embaixada Francesa realiza curso sobre lavagem de dinheiro no TCE/PI

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) está sediando o curso “Luta contra Lavagem de Dinheiro”, ministrado pelo delegado e chefe da Divisão da Luta contra os Crimes Financeiros e Econômicos da Direção Regional da Polícia Judiciária de Versailles (França), Guillaume Maniglier. O curso, que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí a Embaixada da França no Brasil, começou nesta segunda (23) e  segue até sexta-feira (27). O evento conta com a parceria do TCE/PI e do Ministério Público do Estado do Piauí.

De acordo com o chefe da Unidade de Informação e Estratégia do TCE/PI, José Inaldo de Oliveira e Silva, a expertise das entidades ministrantes auxilia na capacitação no combate à lavagem de dinheiro, facilitando o aprimoramento das técnicas no combate a esse tipo de crime.

“A lavagem de dinheiro é um problema mundial e, particularmente, no Brasil e no Piauí, extremamente relevante. Nosso interesse é aprimorar nossas metodologias e técnicas no enfrentamento desse crime”, afirmou José Inaldo.

Ele ainda aponta a relevância e a contribuição que o trabalho do TCE/PI tem na prestação de apoio e denúncia de irregularidades na administração pública, facilitando o trabalho investigativo das polícias.

“Aqueles crimes que se dão em desfavor da administração pública e, consequentemente, implicam em lavagem, são extremamente interessantes para nossos processos de trabalho, onde colaboramos com nosso conhecimento para que as polícias judiciárias tenham andamento no processo de percepção penal”, pontuou.

ABERTURA
O evento teve início com uma cerimônia de abertura realizada no auditório da Corte de Contas, onde estiveram presentes várias autoridades, representantes das forças policiais além de conselheiros do TCE/PI.

Na ocasião, o delegado e diretor de Planejamento da Segurança Pública Estadual, Riedel Batista, comentou sobre as parcerias para a realização da atividade e também sobre a realização de novos cursos e capacitações junto aos agentes de investigação. “Essa capacitação é oferecida a poucos estados do Brasil, salvo engano, são apenas 15 capacitações oferecidas em todo o país, e o estado do Piauí irá receber duas delas”, pontuou o delegado.

Já o Adido de Polícia Adjunto da Embaixada da França no Brasil, Comandante Serge Giordano, se mostrou satisfeito com a parceria, afirmando o interesse em ampliá-la para os próximos anos. “Nós fazemos esse trabalho com todas as polícias, federal e estaduais, e [no Piauí] nós começamos essa parceria em 2018. O objetivo é continuar esse trabalho com a Polícia Civil, principalmente, mas também com a polícia militar, para o ano que vem”, explicou.

OS CURSOS
Além deste curso de combate à lavagem de dinheiro, uma segunda atividade com o tema “Investigação Criminal através da exploração da capacidade de análise dos fluxos telefônicos”, deve ocorrer entre os dias 14 e 18 de outubro, ministrada pelo Oficial da Gendarmerie-CIFAD (força militar francesa), Yves Lecocq.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui