'Eleitor deve ser maior combatente das fake news'

Além de exercer sua cidadania, o eleitor tem um papel primordial no combate às fake news. A assertiva é do Juiz Auxiliar da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Ítalo Gurgel.

Para o magistrado, o eleitor deve ser o principal combatente deste tipo de desinformação e de modo algum deverá votar em quem espalha mentiras.

"O que precisamos avaliar é que tipo de cultura vamos levar para as eleições. Sabemos que eleger nossos representantes não é brincadeira. A eleição não pode ser decidida com mentiras. Acho que o eleitor deve ser o principal articulador deste combate. O eleitor vai votar em um candidato que pratica fake news? O eleitor vai querer votar em um mentiroso? Vai votar em pessoas que propagam mentiras? Creio que a maior forma de combater as fake news é conscientizando o eleitor sobre a importância do voto e sobre que tipo de pessoa ele estará elegendo para lhe representar", afirma o Juiz Ítalo Gurgel.

Ítalo Gurgel acrescenta, ainda, que todas as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto ao tema são devidamente cumpridas no Piauí, inclusive, com a ida de profissionais do estado para treinamentos e cursos em Brasília.

Comente aqui