Noélia Sampaio se torna imortal da Academia de Letras de Teresina

A partir de fevereiro a advogada e escritora Noélia Sampaio se tornará membro da Academia de Letras de Teresina (ALT), mais um marco na carreira da esperantinense. Ela será a Vice-presidente da instituição.

Segundo Noélia Sampaio, a ALT é um ambiente de trocas intelectuais, onde acontecerão reuniões, discussões e críticas sobre a literatura da cidade. Acrescenta ainda que a Academia promoverá publicações de diversos autores, bem como muitas outras informações e entretenimento para a sociedade teresinense. A imortal lembra que a Academia de Letras de Teresina funcionará como uma instituição de memória, que resguardará e preservará o material literário de cada membro.

A advogada, militante na área trabalhista, que em 2020 se prepara para novos desafios na carreira profissional, destaca a importância desta conquista que agrega valor à sua carreira e evidencia o trabalho feito com esmero e dedicação.

"Fazer parte da Academia de Letras de Teresina para mim é motivo de muito orgulho. Fiquei muito honrada com o convite. Venho de uma cidade pequena do interior e sempre gostei de escrever. Nos últimos anos tenho escrito sobre minhas convicções em relação à área em que atuo. Estou compondo a Academia com um grupo de profissionais gabaritados e tenho certeza que a Academia veio para deixar um legado grandioso para a cultura de Teresina", comentou a advogada.

PERFIL
Noélia Sampaio é advogada, professora e escritora. É natural de Esperantina-PI, conhecida como terra de mulheres fortes e trabalhadoras, terra das quebradeiras de côco babaçu. É formada em Direito pela UNIFSA, pós-graduada em direito do trabalho, docência do ensino superior e outras duas especializações na área do direito e Mestre em ciências da educação. Filha de pais lavradores e semi analfabetos, veio morar em Teresina-PI nos anos 80, trabalhou em várias empresas comerciais, casou-se, teve um filho e fez faculdade em direito, onde hoje atua veementemente nas áreas de direitos sociais. 

Já participou efetivamente da Ordem dos Advogados do Brasil, como membro em comissões locais e até em comissão nacional. Começou a apreciar a docência e as letras, passou a escrever suas inquietações, primeiro em sites e jornais locais, depois começou a participar de eventos fora do Estado do Piaui e hoje é autora e co-autora de livros. Já participou de vários congressos e exposições por diversos Estados do Brasil. Tem três obras publicadas: Mulheres, desvelando o cotidiano e seus Múltiplos desafios (2016); Feminismo, Pluralismo, e Democracia (2018); Cartilha de Direitos e Garantias da Mulher (ABRAT 2019). A autora escreve sobre a direitos e garantias fundamentais e sociais, expõe angustias e sugestões trazidas na mente. Por último, foi convidada a fazer parte de um portal teresinense, onde escreve periodicamente para seu Blog, o que considera um sucesso, pois com isso tem oportunidade de esclarecer vários direitos aos cidadãos, bem como contribuir para o combate à violência doméstica e ao empoderamento de mulheres.

COMPOSIÇÃO DA ALT
Professor Jean Carlos de Brito - Presidente
Noélia Castro de Sampaio - Vice-presidente
Eliszângela Santos de Oliveira - Secretária Geral
Marcela Castro Barbosa - 1ª Secretária
José Wilson de Sousa Leal - Tesoureiro
José de Arimatéia da Silva Veras - Diretor de Comunicação e Publicação

Comente aqui