1º Vara do Trabalho de Teresina usa intérprete para ouvir testemunha

A 1º Vara do Trabalho de Teresina realizou a primeira audiência do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região com o auxílio de um tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Presidência disponibilizou a servidora Ana Gomes da Silva Coelho, que atuou como voluntária para traduzir o depoimento de pessoa surda, que foi arrolada como testemunha em ação trabalhista.

A audiência foi conduzida pela Exma. Juíza do Trabalho Substituta Mariana Siqueira Prado, que destacou o sucesso da tradução ressaltando que “a colheita do depoimento proporcionou a uma pessoa com limitações a exposição de sua versão dos fatos, sendo possível consignar toda a tese dela sem dificuldades ou qualquer discriminação.” A magistrada acresceu que “o mais importante foi mostrar a acessibilidade, levando, assim, o direito a todas as pessoas independentes de suas limitações, principalmente nesse caso especifico em que a testemunha tem um papel fundamental para se aferir a existência ou não de justa causa”.

O objetivo do TRT, com essa atuação é evidenciar sua total atenção ao dever institucional de prover o acesso e a inclusão das pessoas com necessidades especiais, e abrir um promissor caminho para que os jurisdicionados piauienses possam fazer uso desse mecanismo de auxílio ao Juízo em futuras demandas.


FONTE: Com informações da Assessoria

Comente aqui