ADVOGADO DE VOLTA AO TRE-PI

O advogado Thiago Mendes de Almeida Férrer foi reconduzido nessa segunda-feira (19) ao cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do estado do Piauí (TRE-PI), na categoria de jurista para o biênio 2021/2023. O jurista fez parte de uma lista tríplice de indicados votados no Tribunal de Justiça do Piauí, porém a escolha do juiz do TER cabe ao presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), e acredita-se que o fato do advogado ser sobrinho do senador Elmano Ferrer (PP-PI), também tenha “pesado” na hora da escolha. Visto que Elmano é aliado de primeira linha ao governo do presidente.  

Após votação no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que elegeu uma lista tríplice composta pelos advogados: Guilardo Cesá Medeiros Graça, Jacylenne Coêlho Bezerra Fortes e Thiago Mendes de Almeida Férrer, esses nomes foram enviados ao TRE-PI que os encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, por sua vez, após publicação de Edital, enviou a Presidência da República para escolha e nomeação. Assi, conforme decreto de 29 de junho de 2021, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro no uso da atribuição que lhe conferem o art. 84, caput, inciso XVI, o art. 120, § 1º, inciso III, e o art. 121, § 2º, da Constituição Federal, confirmou a escolha de Thiago Ferrer.

Vale lembrar que Thiago Férrer já ocupou o referido cargo, também como titular, no período de 21/01/2019 a 21/01/2021, na época foi indicado pelo então presidente Michel Temer (MDB).

Senador Elmano Férrer e o presidente Jair Bolsonaro.

A posse do Dr. Thiago aconteceu nessa segunda-feira, 19 de julho de 2021, em sessão solene, por videoconferência, dirigida pelo presidente do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira.

As Cortes dos tribunais regionais eleitorais, tem como titulares, a seguinte composição, estabelecida pela Constituição Federal: 2 Desembargadores, 1 Juiz Federal, 2 Juízes de Direito, 2 Juízes Juristas e 1 Procurador Regional Eleitoral.

CURRÍCULO

Graduado em Direito pelo CEUT em 2007(atualmente Faculdade Estácio). Advogado desde 2007. Na administração pública exerceu os cargos de Secretário-Geral do Gabinete do Prefeito de Teresina e foi Subprocurador-Geral da Assembleia Legislativa do Piauí.

Foi Membro relator do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB entre 2014 e 2018. É professor de Direito Eleitoral no curso de pós-graduação (lato sensu), da Faculdade Adelmar Rosado e Escola do Legislativo do Piauí.

Tem artigos publicados em revistas e periódicos, sobre direito político e eleitoral. É Mestrando do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na linha de pesquisa sobre Mudanças Institucionais, Constituição, Democracia e Justiça.

Exerceu o cargo de Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, entre 2019 / 2021.

Comente aqui