Família Claudino recebe título de cidadania piauiense

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Em sessão solene, a Assembleia Legislativa do Piauí entregou hoje (19) títulos de cidadãos piauienses ao ex-senador João Vicente Claudino, à empresária Cláudia Maria de Macedo Claudino, ao empresário João Claudino Fernandes Júnior e, em memória, à Maria do Socorro Claudino, matriarca da família Claudino, considerada uma das mais importantes no contexto empresarial do Piauí.

Senador João Vicente emocionado ao falar sobre sua relação com o Piauí. (Fotos: Jailson Soares / Política Dinâmica).

“Esse é o lugar que escolhemos para ficar e que eu considero como sendo um dos melhores estados. Nós sempre fomos orgulhosos de ser piauienses, sem nunca nos envergonharmos de dizer que somos do Piauí”, afirmou o ex-senador João Vicente Claudino, em seu discurso emocionado.

O empresário João Claudino falou de como foi árdua a trajetória do estado da Paraíba até o Piauí e de como teve que criar os filhos no estado, além de destacar a importância do Estado para o alcance do sucesso profissional. Claudino também ficou emocionado ao falar a falecida esposa e de como ela foi importante para a fixação no Piauí.

João Vicente recebe título de cidadania das mãos do presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho.

“Eu, como pai, esposo, numa hora dessa fica difícil de dizer o que estou sentindo. Mas o que eu falo é que tenho muita gratidão. A todos, a todos desse estado que sempre nos acolheu de boa maneira”, afirmou João.

O deputado Themístocles Filho (PMDB), presidente da casa e propositor do título ao ex-senador João Vicente, afirmou que a escolha pelo Piauí foi uma das coisas mais importantes para destacar na família homenageada. “Como se diz, a gente não escolhe onde nasce, não escolhe pai e mãe. Depois de adulto a gente escolhe onde morar e eles escolheram o Piauí", ressaltou Themístocles.

Estiveram presentes na solenidade, formando a mesa de honra, o governador Wellington Dias (PT), o desembargador Luis Gonzaga Brandão de Carvalho, representando o Judiciário, o deputado Luciano Nunes, representando a Prefeitura de Teresina, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Luiz Lobão (PMDB), o arcebispo emérito Dom Miguel Fenelon Câmara e o padre Tony Batista, da Arquidiocese de Teresina.


Cláudia Claudino expõe com felicidade título de cidadania piauiense.

Títulos

Os títulos de cidadania dos filhos e da falecida esposa de João Claudino, embora tenham sido entregues hoje (19) na Assembleia Legislativa, foram, no entanto, indicados em anos diferentes. A concessão do título de cidadania à Maria do Socorro Claudino, por exemplo, aconteceu em 1999, com uma indicação do então deputado Homero Castelo Branco (PFL).

No ano de 2007, o deputado Juraci Leite (DEM) propôs a cidadania à Claudia Claudino, e o deputado Themístocles Filho (PMDB), ao senador João Vicente Claudino. Em 2011, o deputado Nerinho (PTB) propôs e o plenário aprovou cidadania a João Claudino Júnior.


Grupo Claudino

O grupo Claudino, com origem em meados da década de 50, se instalou na capital Teresina e já espalhou por diversas cidades do interior do Piauí e de outros estados. São dezenas de empresas atuando nos vários segmentos da economia, como alimentação, vestuário, eletrodomésticos, eletrônicos, publicidade, construção civil e outros.

De maneira geral, o grupo emprega hoje algo em torno de 15 mil trabalhadores e trabalhadoras, gerando aproximadamente R$ 20 milhões por mês em ICMS por mês para o Estado do Piauí. 

Comente aqui