MARGARETE FORA DO GOVERNO

Após 10 anos como aliada política do governador Wellington Dias (PT), a deputada Federal Margarete Coelho (Progressistas) enfim informou sobre sua saída do governo. A decisão foi tomada no último sábado e, pelo que se sabe, para a parlamentar poder se dedicar integralmente à busca pela reeleição. Onde estava, era impossível participar mais ativamente da caminhada da chapa majoritária do seu partido, que já está em pleno vapor visitando várias cidades do Piauí de olho nas eleições de 2022.
O grupo liderado pelo senador Ciro Nogueira promete protagonizar a disputa ao governo do Estado contra a chapa liderada pelo governador Wellington Dias e seus indicados à sua sucessão.

Wellington Dias e Margareth Coelho.

Desde agosto de 2020, quando o senador Ciro anunciou o rompimento com a gestão de Wellington Dias, que os líderes progressistas cobravam dos membros do partido a saída da base do governo. Porém, a maior parte dos progressistas protelaram suas saídas da base e só agora começam a deixar o governo com a entrega de cargos que ocupavam ou tinha indicação.

É o caso do prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, que recentemente, entregou os cargos estaduais que indicou na cidade e anunciou sua pré-candidato ao senado pelo Progressistas. O prefeito poderá concorrer diretamente contra o governador Wellington Dias que deve deixar o governo no próximo ano para disputar o Senado.

Além de Margarete e Joel, o partido também tem cobrado que os deputados estaduais progressistas Hélio Isaias e Wilson Brandão também anunciem saída do bloco governista. Para Wilson Brandão esse caminho parece mais próximo. O parlamentar disputou no mês de setembro a vaga para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e se mostrou bastante incomodado com a interferência política do governador na eleição que deveria ser de interesse exclusivo da Assembleia. Na época, Wellington Dias anunciou apoio político a também candidata Flora Isabel, deputada do PT que, com a ajuda do governador, acabou eleita com voto da maioria dos seus colegas deputados.

MARGARTE "PERDE" SEMAR

Com a saída da base do governador, a deputada Margarete anunciou que sua irmã, Sádia Castro, vai deixar o cargo de secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado. Em nota divulgada em seu perfil no Instagram, a parlamentar destaca que agora seguirá caminhos diferentes. Confira a nota na íntegra:

"Hoje, após uma longa, franca e sincera conversa com o governador Wellington Dias, decidimos que a nossa participação no seu governo se encerra com a saída da Sádia Castro da Secretaria do Meio Ambiente. Agradecemos a oportunidade de contribuirmos com a sua gestão em uma das pastas mais estratégicas para o desenvolvimento do nosso estado. 

Acredito, fortemente, que conseguimos cumprir a missão que nos foi dada e hoje a SEMAR está pronta para o desafio que é conjugar o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental. Saímos do Governo, mas continuaremos trabalhando firmemente pelo Piauí. É isto que nos move na vida pública. 

Seguiremos diferentes caminhos políticos, mas preservaremos o respeito e a amizade sincera que construímos durante todos esses anos. Tenho com o cidadão Wellington Dias uma sólida amizade, fundada no respeito e na admiração, sentimento esses que se estendem às nossas famílias. 

Agradeço a confiança, o carinho e o respeito com os quais sempre fui tratada, mas chegou a hora de encararmos novos desafios por nosso estado e por nossa gente. Sigamos, que o caminho se faz é na caminhada".

WELLINGTON DIAS AGRADECE DEPUTADA

Também por meio de nota, o governador Wellington Dias, reconheceu os trabalhos realizado em parceria com Margareth e desejou sorte à parlamentar no novo caminho. Veja nota:

“Hoje conversamos, como gente grande, eu, a deputada federal Margarete e a Secretária do Meio Ambiente Sádia Castro. Olho no olho como fazemos entre amigos e pessoas que se respeitam, ficou acertado que ela permanecerá no PP, onde coloca o seu nome para Câmara dos Deputados.

Da minha parte tenho gratidão por tudo que vivemos juntos e trabalhamos juntos pelo Piauí, e seguiremos a vida com muito respeito e preservando a amizade entre eu e ela e nossas famílias.

Reconheço de ontem e de hoje as suas qualidades como importante liderança do Piauí e que se destaca a nível nacional.

À Secretária Sádia, meu agradecimento por poder contar com seus conhecimentos técnicos e dedicação, que permitiram importantes avanços, que reconheço e são muitos, na Secretaria do Meio Ambiente. Acertamos, pela complexidade da área que contarei com ela e equipe atual para uma transição, evitando descontinuidade nos projetos e serviços que a SEMAR presta às pessoas físicas e jurídicas.

Cuidarei para seguir com o plano traçado para novas conquistas necessárias para o Desenvolvimento Sustentável do Piauí.

Desejo muitas bênçãos de Deus para Margarete e Sádia nos seus planos futuros.

Obrigado.

Comente aqui