IBOPE: FIRMINO LIDERA COM 48%

Pesquisa simulou segundo turno entre os três candidatos (Foto:Montagem/PoliticaDinamica.com)

por Lídia Brito

Pesquisa IBOPE, encomendada pela TV/Rádio Clube, divulgada na noite desta segunda-feira (12) avalia o cenário da disputa pela Prefeitura de Teresina. De acordo com os dados apresentados, o prefeito Firmino Filho lidera com 48% das intenções de votos.

O deputado Dr. Pessoa, candidato pelo PSD, aparece em segundo lugar com 31%. O candidato do PTB, jornalista Amadeu Campos, é o terceiro colocado com 10% dos votos.

Os candidatos Quem Quem (PTN) e Lourdes Melo (PCO) aparecem com 1% das intenções dos votos. Na comparação com a pesquisa anteriormente divulgada pelo IBOPE, Lourdes teve uma queda de 2% para 1% das intenções de votos.

O professor Everton Diego, candidato pelo PSOL, também aparece com 1% das intenções de voto. A candidata do PSTU, Luciene Santos, não pontuou. Votos Branco ou Nulo somam 5%, eleitores que não sabem ou não responderam são 3%.

FICHA TÉCNICA

A pesquisa ouviu 602 eleitores entre os dias 8 e 11 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sob o número PI-05272/2016.

SEGUNDO TURNO

A pesquisa simulou três possíveis cenários do segundo turno em Teresina.

No primeiro, se o deputado Dr. Pessoa PSD) fosse para o segundo turno com o jornalista Amadeu Campos (PTB), o candidato do PSD venceria a disputa com 64% dos votos. Amadeu Campos (PTB) ficaria em segundo lugar com 23%. Brancos e nulos somaram 11%, e indecisos, 3%.

No segundo cenário, se o prefeito Firmino Filho (PSDB) fosse para o segundo turno com o jornalista Amadeu Campos (PTB), o prefeito venceria com 63% dos votos. Nesta simulação, Amadeu Campos teria 36% dos votos. Brancos e nulos somaram 9%, e indecisos, 2%.

No último cenário, se o prefeito Firmino Filho(PSDB) fosse para o segundo turno com o candidato Dr. Pessoa, o tucano venceria com 48%. A diferença seria pequena para o segundo colocado. Nessa situação, Dr. Pessoa teria 44% dos votos. Brancos e nulos somaram 6%, e indecisos, 2%.

REJEIÇÃO
O Ibope também perguntou em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. O candidato do PTN, Quem Quem, liderou a rejeição dos votos com 57%. O candidato do PSD, Dr. Pessoa, se manteve com a menor rejeição de 12%.

A professora Lourdes Melo (PCO) foi rejeitada por 48% dos entrevistados.
O professor Everton Diego (PSOL) foi rejeitado por 34%. A candidata Luciane Santos (PSTU) tem rejeição de 31%. O jornalista Amadeu Campos (PTB) tem rejeição de 28%.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) tem rejeição de 20%. Dos entrevistados, 2% não rejeitaram nenhum dos candidatos, e 4% não souberam ou não opinaram.

Comente aqui