FMS MODERNIZA CENTRAL DE REGULAÇÃO DO SAMU EM TERESINA

Foto: Rômulo Piauilino/PMT

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) inaugurou hoje (15) a nova central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina. O local, que acolhe os chamados do 192 e controla a frota de ambulância, passou por mudanças estruturais e tecnológicas. Agora, conta com uma central de call center e passou a ter um sistema de telefonia digital, o que irá agilizar os atendimentos à população.

Para o prefeito Firmino Filho, a implantação da nova Central de Regulação do SAMU é um avanço na área pré-hospitalar. “Ao longo da história, registramos avanços nessa área da saúde. O trabalho na central de regulação, por exemplo, ficava concentrado nas mãos das telefonistas, que atendiam as solicitações do 192 e autorizavam o envio de ambulâncias. Agora, tem equipe multiprofissional que coordena um sistema totalmente moderno e ágil”, afirmou.

O SAMU Teresina tinha cinco linhas analógicas e passa agora a contar com 30 linhas digitais. “Com essa mudança, o SAMU aumenta significativamente a sua capacidade de atendimento pelo número 192 e moderniza os seus processos de trabalho, o que beneficia toda a população”, ressaltou o presidente da FMS, Charles Silveira, afirmando que outras melhorias foram implementadas no órgão, a exemplo da modernização do sistema de rádio.

A diretora geral do SAMU, Francina Amorim, explica que o sistema de telefonia digital possui sinal mais estável, sem interferência ou ruídos, mais rápido e que agora será possível o recebimento de um grande número de ligações simultaneamente. “Com o novo sistema, as ligações do 192 também ficarão gravadas por um período de cinco anos e a gestão poderá deixar registrado o número que tenta passar trote para o SAMU”, destacou.

A solenidade de inauguração da nova central do SAMU contou com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho, do presidente da FMS, Charles Silveira, da diretora geral do SAMU, Francina Amorim, da diretora de enfermagem, Eronice Morais, do diretor médico do SAMU, José Ivaldo, de políticos, de lideranças comunitárias e de representantes da FMS e do Conselho Municipal de Saúde, além de profissionais do Serviço.

O SAMU é um programa do Governo Federal, gerenciado pela FMS, e que presta socorro em caso de urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiatra. Atualmente, conta com oito ambulâncias de suporte básico, três avançadas e quatro motolâncias. Para acionar o serviço, a população deve ligar para o número 192. O seu primeiro contato é com telefonista e depois com o médico regulador, que classifica se é necessário o envio de ambulância ou se faz orientações médicas.

Fonte: PMT

Comente aqui