ELES MOVIMENTARAM O CENÁRIO


Ninguém esperava que Elmano Ferrer entrasse na disputa majoritária de 2018; muito menos que JVC e Dr. Pessoa estivessem tão alinhados; a possibilidade de uma chapa formada por eles mexe com os votos em Teresina e no Interior do Piauí e abre as possibilidades de mudança na base do governo e na oposição (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Um dia é uma eternidade na política que vive o Brasil. E os dois últimos dias de filiação para as eleições de 2018 mostraram isso. A refiliação de João Vicente Claudino ao PTB, a troca do MDB pelo Podemos feita por Elmano Ferrer e a aproximação dos dois ao deputado Dr. Pessoa, agora no Solidariedade pôs pimenta nas disputas majoritárias deste ano no Piauí.

Depois de meses forçando o partido a se agarrar ao governador Wellington Dias, os deputados que restaram dentro do PTB acreditavam que naturalmente JVC, refiliado à sigla, não teria outra opção a não ser acompanhá-los no caminho de reeleição de Wellington Dias (PT). E outros experientes políticos da base e da oposição achavam o mesmo. Mas João Vicente fechou questão contra o modelo nocivo de gestão do petista.

JVC e Dr. Pessoa estão bem alinhados e com conversas avançadas sobre uma possível dobradinha em 2018; uma definição pode acontecer nas próximas semanas; para Dr. Pessoa, JVC é "político de mãos limpas" e João Vicente sabe que Pessoa é, hoje, o político mais popular do Piauí (foto: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

 JVC não se movimentou sozinho e mostrando que “o rabo não abana o cachorro”, ampliou as possibilidades do jogo político. A filiação de Elmano Ferrer ao Podemos foi inesperada. O senador deixou o partido do presidente e se afastou da base de Wellington Dias. Uma baixa e tanto no governo. Se colocando num campo mais “neutro”, abre-se a possibilidade de aliança com outra figura que vai ser importante: o Dr. Pessoa.

Elmano e Pessoa juntos nas eleições podem fazer as campanha do ex-governador Wilson Martins e do senador Ciro Nogueira mudarem completamente de rumo (fotos: Marcos Melo | PoliticaDinamica.com)

Se esta é uma chapa? Quem sabe! Pode ser ou pode não ser, mas uma coisa é certa: agora há mais opções. JVC afirma que está à disposição da oposição para ser o candidato do entendimento geral contra Wellington. E está bem alinhado com Dr. Pessoa, que deve anunciar nos próximos dias qual cargo vai disputar em 2018. Se for o de senador, olha aí. Já é meia chapa. Talvez até Elmano resolva colocar o nome para senador outra vez para “fechar” o segundo voto de quem escolher Pessoa primeiro e tomar o primeiro de outros candidatos já apresentados na disputa.

A filiação de JVC no PTB para disputar o governo do Estado pode não ser, agora, uma prioridade para os deputados da sigla, mas abriu as chances de composição de insatisfeitos no governo que, antes, não viam possibilidade de compor com a oposição (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

E se o entendimento não for geral? JVC pode não ser o candidato, mas Elmano e Pessoa continuam alinhados. O Veín Trabalhador pode ser o cabeça-de-chapa, disputando o governo, com Dr. Pessoa indo pro Senado. Duas vagas — a de vice e outra de senador — passam a ampliar as chances de alianças com descontentes da base governista e da oposição estabelecida até agora. E os descontentes estão soltando rojão.

Qualquer formato destes, já causa instabilidade dia base de Wellington Dias, unida nos interesses pessoais de “mamar”, mas desunida na vontade de se enganar na teta maior. Seria difícil deixar o governo para ir direto para a oposição que já tem uma chapa formada. Mas uma chapa aberta, essa oferece chances maiores de desembarque do governo.

O MDB já estuda as possibilidades de fechar o voto de senador em candidatos ao Senado que não estejam na base do governador Wellington Dias e isso pode mudar os rumos das eleições em 2018; na última sexta-feira, Themístocles Filho, presidente da Alepi, esteve com Dr. Pessoa na casa do deputado que estuda disputar o cargo de senador (foto: Reprodução)

JVC candidato, além de tirar tempo do PTB da campanha de W.Dias, põe em campo um nome conhecido em todo o Piauí, e um testemunho de traição. A pecha cola no petista. Aliado a Dr. Pessoa, une estrutura e popularidade. E desmonta estratégias das campanhas de senadores já colocadas.

Reforça o discurso contra Ciro Nogueira (Progressistas) e toma espaço da campanha de Wilson Martins (PSB). Imagine então, com Elmano no palanque. Seria uma campanha instantânea de norte a saldo Piauí com a maior base eleitoral da capital. Ainda mais com a crise interna do PSDB.

Depois de empurrar a definição de sua própria chapa com a barriga, o governador Wellington Dias está sendo aconselhado pelos políticos mais próximos a definir a vice para ter tempo de trabalhar as sequelas que vão ficar da disputa entre PP e MDB (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

PTB, Podemos e Solidariedade não estão se articulando sozinhos. Há uma série de partidos menores que já garantem, somados, um tempo de tv e rádio razoável para a campanha.

Pode não acontecer nada disso, claro. Mas pelo menos agora, existe a possibilidade de que muita coisa aconteça também.

Comente aqui