CELSO “QUEIMA” ALANO E EMPLACA PGM

Há duas semanas o presidente da OAB-PI foi convidado pelo prefeito eleito de Teresina para uma reunião. Na conversa, Dr. Pessoa (MDB) quis saber mais detalhes sobre o trabalho da Procuradoria do Município e pediu uma indicação para o cargo. Celso Barros indicou o amigo Aurélio Lobão, nome que foi confirmado pela futura gestão nesta segunda-feira (21).

Indicação de Alano Dourado era o maior obstáculo para Celso emplacar seu amigo na PGM (imagem: Facebook | Jailson Soares | PoliticaDInamica.com)

Mas segundo informação de fonte na equipe do futuro prefeito de Teresina, Celso fez mais do que indicar Aurélio e “queimou” a indicação que poderia sair de outro lugar. O presidente da OAB-PI teria aconselhado Pessoa a evitar sugestões do advogado Alano Dourado, que coordenou o braço jurídico da campanha do prefeito eleito.

Inclusive, Celso Barros teria apontado a Dr. Pessoa que, do ponto de vista legal, ter Alano Dourado como advogado era questão arriscada. "Muito pra frente" teria sido um dos termos utilizados por Celso ao recomendar cuidado de Pessoa com Alano. E o prefeito eleito parece ter escutado com atenção. 

Segundo a fonte, Celso teria revelado a Pessoa que Alano é técnico da Fazenda Estadual concursado, e essa atividade, de acordo com o Estatuto da Advocacia, seria impeditiva e incompatível com o exercício da advocacia.

O conflito de interesses e o constrangimento decorrente da indicação política de um nome para compor o primeiro escalão da gestão de Dr. Pessoa já havia sido registrado pelo Política Dinâmica (clique aqui).

Com menos ênfase, Celso teria comentado que uma indicação de Alano poderia ser encarada como mais um espaço do presidente da ALEPI, deputado Themístocles Filho, que garantiu a presença de Alano na campanha; Themístocles indicou três secretarias (SDU Sudeste, SDR e Meio Ambiente) (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

ALANO NEGA PROBLEMA E CONFLITO

O advogado Alano Dourado afirmou ao PD que exerce a advocacia sem qualquer restrição e que todas as ações eleitorais de Dr. Pessoa em 2020 têm procuração em seu nome. E que os fatos narrados nesta matéria “não precedem de jeito nenhum”. Afirmou ainda que ele e o prefeito eleito Dr. Pessoa possuem um excelente relacionamento e fez elogios ao nome escolhido pelo futuro prefeito.

“Aurélio é um nome excelente e gente do bem”, afirmou.

De fato, Alano parece ter ótima relação com Dr. Pessoa; nesta foto postada em seu perfil do Instagram ainda em 2019, todas as pessoas ou vão ocupar o primeiro escalão ou indicaram um nome de primeiro escalão, menos Alano; terá sido Celso Barros o motivo?

Após conversar com Alano, o PD checou novamente a história, com fonte diferente. E a mesma história da primeira fonte foi contada. “É guerra de bastidor. Você tem que ponderar. Publicamente, Alano não pode ir contra Celso, pois aí o presidente ‘joga’ a OAB em cima da cabeça dele”, alegou.

Em seguida, Alano enviou um nota, que segue abaixo, na íntegra:

"A informação repassada certamente não procede e é lamentável. Fui convidado ainda em 2019 para fazer a coordenação jurídica do Dr. Pessoa e de lá para cá pude perceber que Teresina escolheu um ótimo nome para Prefeito e que está acertando muito na escolha do secretariado.

Nunca disputei nenhum cargo na gestão do Dr. Pessoa, apenas fui nomeado para equipe de transição e me dediquei aos trabalhos que deveriam ser realizados. Conheço o Presidente Celso Neto há 15 anos, quando foi um grande professor na UFPI, tendo sempre mantido sua postura de cidadão. Fiquei feliz com a indicação do Professor Aurélio Lobão para PGM, que Dr. Pessoa fez, pela experiência jurídica e capacidade de trabalho.

A equipe que Dr. Pessoa está montando certamente irá tornar Teresina uma cidade cada vez melhor. Polêmicas fantasiosas motivadas por interesses obtusos não fazem bem para Teresina, nem para a OAB. Minha confiança é irrestrita no Prefeito Eleito, Dr. Pessoa, Presidente Celso Neto, Dr. Aurélio Lobão e em toda a equipe escolhida."

O QUE DIZ CELSO?

Celso, Helder Jacobina, Aurélio Lobão e Einstein Sepulveda: grupo do presidente da OAB-PI conseguiu emplacar PGM na gestão de Dr. Pessoa (foto: Instagram)

O Política Dinâmica não conseguiu contato com o presidente da OAB-PI para comentar o caso, mas não obteve êxito até a publicação desta notícia. O espaço está aberto para manifestação dos citados.

Comente aqui