Alckmin diz que prêmio é 'modéstia à parte, merecido'

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quarta-feira (23) que irá a Brasília receber um prêmio da Câmara dos Deputados pelo seu trabalho à frente da Sabesp e da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.

"Modéstia à parte, é merecido", disse Alckmin sobre a premiação durante reunião dos Conselhos Comunitários de Segurança da Grande São Paulo (Consegs), na região Central de São Paulo. O estado passa, desde o ano passado, pela maior crise hídrica de sua história. "O prêmio não é para mim, mas para toda população de São Paulo, e ao esforço feito pela Secretaria de Recursos Hídricos e pela Sabesp."

"São Paulo é hoje um modelo para o Brasil do ponto de vista de recursos hídricos. Por quê? Primeiro, não teve seca só em São Paulo. Teve em 1.500 municípios. O único ente federativo que deu bônus para evitar desperdício foi São Paulo. Nenhum estado, nenhuma prefeitura, nem o governo federal, ninguém fez nada. Nós demos o bônus", disse.

Ele citou outras ações realizadas pelo governo estadual e pela Sabesp, como a criação de uma multa para o aumento do desperdício; a interligação entre os seus sistemas que abastecem a Grande São Paulo; o uso de novas tecnologias como membranas ultrafiltrantes trazidas da Alemanha; e a Parceria Público Privada (PPP) do Rio São Lourenço, que consiste em obra para trazer a Grande São Paulo parte da água desse rio, que passa pela região de Juquitiba.

Alckmin também destacou algumas ações que o governo paulista realizou como bônus gradual para ficar abaixo de 20% de economia de água, multa para quem aumentar consumo, entre outros.

Fonte: G1.

Comente aqui