SEMCASPI FIRMA APOIO PARA BUSCA DO SELO “CIDADE AMIGA DO IDOSO” PARA TERESINA

O secretário se reuniu com representantes do senador Elmano (Foto: ASCOM/Semcaspi)

O secretário Samuel Silveira recebeu ontem (19), no gabinete da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), três representantes do senador Elmano Férrer (PMDB). Na pauta, a possibilidade de parceria entre o parlamentar e a Prefeitura para o desenvolvimento de ações para que Teresina alcance o título de “Cidade Amiga do Idoso”.

O título é concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para os municípios que promovem o envelhecimento ativo, buscando favorecer as oportunidades nas áreas de saúde, participação e segurança da terceira idade. A ideia é aumentar a qualidade de vida no envelhecimento dos teresinenses, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso da capital.

O secretário Samuel Silveira recebeu de forma positiva o projeto de parceria e garantiu buscar contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos idosos. "Eu acho muito saudável essa parceria do Executivo com o Legislativo. E é isso que trata essa proposta, que é fortalecer nosso trabalho junto à terceira idade. Vamos contribuir com o possível para que Teresina oferte mais qualidade de vida aos idosos", pontua o secretário.

O selo é sempre entregue à administração municipal, como explica Daniele Leão, representante do parlamentar. “E junto com o selo, há algumas obrigações que o município deve ter. O apoio da SEMCASPI é fundamental, já que é a secretaria que tem a abrangência do território onde queremos desenvolver as ações de promoção da qualidade de vida dos idosos”, frisa Daniele Leão.

Desde 2008, a OMS tem certificado as cidades que adaptam suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa importante faixa etária da população. Segundo o censo do IBGE de 2010, o município de Teresina possui 69.632 pessoas acima de 60 anos, representando 8,55% da população.

Fonte: Semcom

Comente aqui