Grande Rede de intrigas

A Rede Sustentabilidade, o partido que tem como principal liderança em nível nacional a ex-senadora (PT) que candidatou-se à presidência da República em 2010 (PV) e 2014 (PSB), Marina Silva, realizou hoje (31) no auditório da APPM, em Teresina, a sua pré-convenção.

Na verdade, seria a primeira convenção estadual do partido, mas problemas de consenso interno acabaram preterindo a realização do evento. Durante reunião realizada na manhã de hoje entre o Grupo de Trabalho, o representante do Elo Nacional, Sílvio Bembem, e outros membros, fechou-se acordo para que a Convenção aconteça em outra oportunidade.

Conforme resolução do Elo Nacional, que corresponde a Executiva Nacional do partido, os membros da Rede no Piauí têm até o próximo dia 7 de novembro para realizar sua convenção, afim de escolherem a composição da comissão provisória do diretório estadual e os representante que vão participar do II Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade, marcada para acontecer nos dias 27, 28 e 29 de novembro, em Brasília.

Estica e puxa

Se depender de consenso, é pouco provável que não haja interferência do Elo Nacional na Rede local. O Grupo de Trabalho formado por quatro pessoas não tem conseguido promover o acordo necessário para a escolha dos membros da comissão estadual provisória.

Velhas práticas da política, abominadas pela Rede, acabam se infiltrando e usam de suas habilidades para fazer prevalecer suas vontades. Entre as lideranças da Rede nacional trabalha-se a indicação, evitando as votações e constituições de chapas para que não hajam disputas desgastantes e enfraqueça a unidade do partido.

Dr. Pessoa discursa na pré-convenção da Rede Piauí

Entretanto, no Piauí e em outros estados as disputas se acirram na constituição das comissões provisórias. A Rede Sustentabilidade, embora tentando evitar, torna-se uma grande rede de intrigas logo no início do partido, que teve sua homologação pelo TSE oficializada no último dia 22 de setembro.

Com pouco mais de 40 dias, o jovem partido vê-se diante de muitos obstáculos e fragmentando-se em batalhas em vários estados. O Piauí, não diferentemente, estará com grupos entrincheirados em busca de seu lugar ao sol e de sua cadeira na comissão estadual, através de lutas nem sempre republicanas.

Emprego em troca de votos e apoio

Fontes vêm revelando atitudes que indicam suspeitas de uso da influência e do poder econômico por parte de um empresário para garantir sua indicação ao diretório estadual piauiense. O poderoso empresário estaria empregando pessoas ligadas ao partido e fortalecendo sua tropa formada por funcionários.

Quem vai votar contra o patrão que lhe concede o salário? Que garante o pão à sua mesa? É nestas condições que nasce o partido Rede no Piauí. O Elo Nacional tem uma boa oportunidade de investigar o procedimento que vai de encontro ao que preconiza.

Outras lideranças egressas de vários partidos e pessoas sem nenhuma militância no meio político também lutam para passar à história da constituição do primeiro Elo estadual da Rede no Piauí. Pessoas que nem mesmo se deram a oportunidade de ler o estatuto do partido e insinuam velhas práticas que as lideranças nacionais tentam sepultar.

Entre os incautos insistentes, um grupo de pessoas tenta mais uma vez efetivar-se na Rede, mesmo tendo grande resistência em nível nacional, com denúncias à comissão de ética do partido, conforme informa fonte. Certamente vão descobrir da pior forma que não são bem-vindos.

Dr. Pessoa pode ser candidato a prefeito de Teresina pela Rede

O evento marcado para iniciar às 14h deste sábado, só foi formar sua mesa de trabalho por volta das 15h40, quando os membros se apresentaram e fizeram breves pronunciamentos.

Durante as falas, o deputado estadual Dr. Pessoa (PSD), chegou ao encontro e cumprimentou a todos que o ovacionaram. A liderança que vem lutando para ter seu nome na disputa pelo Palácio da Cidade, foi convidado para lugar de destaque na mesa e fez um discurso com várias menções ao PT e ao ex-presidente Lula.

Segundo Pessoa, que estava vestido de forma simples: “quanto mais engravatado, mais se afasta do bem”. O deputado peessidista disse que não gostou do discurso de Lula na Alepi, no último dia 21, quando veio receber os títulos de cidadania teresinense e piauiense, concedidos pela CMT e Alepi, respectivamente. O deputado do PSD afirmou que a grande liderança do PT diz uma coisa e que faz outra. Falou ainda que o enriquecimento de Lula e sua família fedem.

Deputado Dr. Pessoa (PSD), convidado de honra da mesa de trabalhos

Sobre a Rede, Pessoa disse que “de coração já estou, de corpo e alma poderá acontecer isso”, falando à plateia sobre a possibilidade de se filiar ao partido e disputar a prefeitura de Teresina. Simbolicamente, o deputado recebeu um broche da agremiação política que foi colocado por uma liderança que representava a colônia de pescadores de Barras, Menegilda Silva.

Logo após o seu discurso, Dr. Pessoa deixou o auditório alegando que faria viagem para vários municípios do interior. Na saída, questionei o que faltava para efetivar-se na Rede. Habilidoso, o deputado não confirmou nem negou que pode ser candidato pela Rede e afirmou que vai disputar a prefeitura de Teresina de uma forma ou de outra. Ou seja pelo PSD, pela Rede ou por qualquer outro partido que lhe dê guarida.

Partido recebe adesão de vereadores

Pelo menos cinco vereadores de municípios do interior estavam presentes na pré-convenção da Rede. Mas o partido já conta com cerca de vinte vereadores de várias cidades, como Ilha Grande, Barras, Paquetá, Parnaíba, Água Branca, Altos, entre outros.

Em nível nacional, logo após ser efetivado pelo TSE, cinco deputados federais e um senador flliaram-se à Rede, garantindo a prerrogativa de bancada. Até abril de 2016, muitas outras lideranças devem migrar para o novo partido e fortalecer as bases para a grande disputa municipal que ocorre em outubro do ano que vem.

Entre eles, Dr. Pessoa, que está com conversas avançadas com os membros do Elo Nacional da Rede. Inclusive com Marina Silva, com quem já conversou e recebeu todo o apoio para vir à Rede e disputar a prefeitura de Teresina em 2016.

Falas, respostas e incertezas

Cerca de dez pessoas que participavam da pré-convenção usaram da palavra e manifestaram suas ideias durante o evento. Foram ouvidas atentamente pelo representante nacional, Sílvio Bembem, que respondeu a todos, um por um. O evento se estendeu até às 18h15, logo após as respostas do membro da executiva nacional.

A Rede no Piauí nasce cheia de incertezas dos próximos passos em sua breve caminhada. Ainda não há data para a convenção nem consenso para a formação da comissão provisória. Percebe-se que a fogueira das vaidades está alta e muito aquecida.

A única certeza é que uma das lideranças de destaque em nível nacional deve fazer parte do diretório. O ex-secretário executivo do Meio Ambiente de Teresina, Dionísio Carvalho Neto, querido por Marina Silva, com quem milita conjuntamente desde quando ela era senadora, deve estar entre os membros que vão compor o primeiro Elo estadual e, provavelmente, deve ser um dos porta-vozes. Função que corresponde, mal comparando, à presidência de diretório.

Apesar de muito jovem, Carvalho tem mais de dez anos de lutas ligadas ao meio ambiente e possui o perfil idealizado pelas lideranças que constituem o partido em nível nacional. Discreto, Dionísio evitou polemizar e manteve-se a maior parte do tempo calado ou interferindo muito pouco. Sinal de que a celeuma que explode internamente não o abalam.

A indefinição do partido no Piauí não deve durar muito tempo. Se não chegarem ao consenso, a executiva nacional vai apontar o que defende para o futuro do partido no Piauí.

Antônio Leite (vereador em Barras), Dionísio Carvalho Neto, Deputado Dr. Pessoa e Dr. Soares (Fundação Rio Parnaíba e membro do Conama)

Comente aqui