Auxiliar? Silvio alfineta o neokarnakiano Washington Bonfim

Escolhido como coordenador do plano de governo do insistente Fábio Novo (PT), pré-candidato a prefeito de Teresina, o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim (PSB), foi lembrado como “auxiliar” pelo ex-prefeito da capital Silvio Mendes (União Brasil).

O ex-gestor fez a adjetivação durante entrevista nesta segunda-feira, 11, à rádio Teresina FM, quando instigado a comentar a nova missão do "neokarnakiano" Washington Bonfim. 

O ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (foto: Jailson Soares | PD)

É natural que muitos auxiliares que passaram muita gente conosco dentro da cidade, por uma razão ou outra, que eu nem sei quais são nem vou atrás, deixarem de andar com a gente. Foram para o governo e o governo sempre é mais doce, o governo tem a oferecer e a oposição não tem... esse tipo de vantagem, geralmente um cargo em comissão, coisa desse tipo”, alfinetou Silvio.

O “auxiliares” foi em referência ao fato de Bonfim ter sido secretário de Educação na época em que Mendes comandava o executivo teresinense. 

Ele foi meu secretário de Educação, não tinha experiência em gestão pública, fez um bom trabalho na Educação, é preciso reconhecer, que já vinha desde o Wall [Wall Ferraz] com o Kleber Montezuma e outros secretários... José Reis, enfim [...].  Claro que ele fazia parte de uma equipe, era uma equipe que tinha a minha confiança e a eles foram delegadas as missões com metas e ele cumpriu, mas foi um dos que deixou de andar com a gente, ele hoje está no Governo do Estado e naturalmente isso são decisões muito pessoais, eu não vou criticar por isso, cada um decide o caminho que deve tomar”, acrescentou Silvio e, detalhe, sem citar o nome do ex-aliado. 

O secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim (foto: Jailson Soares | PD)

Já não eram amigos

Os dois faziam parte do mesmo grupo político e também do mesmo partido, o PSDB, mas não falavam a mesma língua desde antes da debandada de Washington Bonfim para a base aliada ao Palácio de Karnak, no início de 2022. Aliás, para muitos psdbistas, o secretário era um tucano de plumagem bastante vermelha.

A nova missão

O deputado estadual anunciou no sábado, 09, Washington Bonfim como o coordenador do seu plano de governo. O petista consultou o chefe do executivo estadual, Rafael Fonteles (PT), nesta segunda-feira, sobre o assunto e o aval para a escolha foi dado. 


Comente aqui