Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativo para eleitor justificar ausência as urnas

O aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e disponível para download gratuito nas lojas virtuais da Apple Store e Google Play, tem uma funcionalidade que permite ao eleitor cadastrar sua justificativa e submetê-la ao seu Juízo Eleitoral competente, anexando ao pedido documentos comprobatórios de seu impedimento em comparecer à seção eleitoral, tais como atestado médico, passagens, boletim de ocorrência, entre outros. O sistema permite tirar foto do documento ou escolher arquivo onde o mesmo foi salvo.

SISTEMA JUSTITICA
Disponibilizado a partir do dia 16 de novembro, um dia depois do 1º Turno, o Sistema permite ao eleitor, ausente às urnas, a apresentação de sua justificativa, de forma online, ao seu Juízo Eleitoral, desde que anexe ao requerimento provas, como por exemplo, atestado médico, passagens, boletim de ocorrência, entre outros documentos, que comprovem seu impedimento em exercer o voto. Esses documentos deverão ser digitalizados em formato jpg, png ou pdf. O sistema Justifica pode ser acessado pelo link: https://justifica.tse.jus.br/ ou pelo site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br > Eleitor e eleições > Justificativa eleitoral > Justificativa pós-eleição > Sistema Justifica > ao final do texto sobre o sistema, clique em Acesse o Sistema Justifica).

REQUERIMENTO
Outra forma de justificativa disponibilizada é através do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)online, que também é submetido de forma eletrônica ao Juízo Eleitoral do eleitor requerente para julgamento e decisão. A versão desse sistema em formato pdf deve ser evitada em virtude da suspensão de atendimento presencial nos cartórios eleitorais devido a pandemia.

O link para acesso ao preenchimento online do Requerimento de Justificativa Pós-Eleição é: https://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/preenchimento-online-do-rje-2013-pos-eleicao ou pelo site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br > Eleitor e eleições > Justificativa eleitoral > Justificativa pós-eleição > Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)

Para mais informações entre em contato com seu Cartório Eleitoral. O link com os contatos está disponível abaixo:
https://www.tre-pi.jus.br/o-tre/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais-contatos 


FONTE: Com informações do TSE

Comente aqui