W. DIAS RESPONDE OPOSIÇÃO SOBRE PRÉ-CONTRATO

Governador explicou assinatura de pré-contrato (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

De volta ao Brasil após viagem de uma semana à Europa, o governador Wellington Dias (PT) respondeu nesta segunda-feira (25) críticas da oposição sobre um pré-contrato assinado com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Na semana passada, o deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) afirmou que Wellington não poderia ter assinado o pré-contrato de empréstimo sem autorização da Assembleia, como deve acontecer em operações de crédito.

Ao ser questionado pelo Política Dinâmica, o governador argumentou que se trata-se de contrato externo e, diferente dos internos, somente após aprovação na Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) é que se tem o envio para a Assembleia Legislativa. Segundo ele, o que foi celebrado neste momento foi o ato para aprovação da Cofiex, o que deve ser feito antes da matéria tramitar na Assembleia, por se tratar de operação externa.

"Se trata de uma proposta para um contrato de empréstimo externo. Os contratos externos, diferentes daqueles feitos com recursos em reais, no Brasil, somente após aprovação na Cofiex é que se tem o encaminhamento para a Assembleia Legislativa. Nós celebramos lá a aprovação do Comitê Financeiro. O que esses organismos internacionais disseram foi: 'nós temos aqui disponível para o Piauí 200 milhões de euros'. Está disponível. Agora a Cofiex vai analisar e se aprovar nós enviaremos para a Assembleia Legislativa", falou.

Wellington disse ainda que vai apresentar à Assembleia um relatório sobre a ida à Europa. Foi a quinta viagem internacional do petista em menos de 11 meses do quarto mandato.

Comente aqui