VEREADORA QUER PROIBIR USO DE JUMENTOS EM CARROÇAS

Parlamentar do PV fala em maus-tratos (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A vereadora Teresa Britto (PV) apresentou Projeto de Lei na Câmara Municipal de Teresina propondo a proibição do uso de jumentos em veículos de tração animal. O objetivo da parlamentar é evitar que os jegues sejam utilizados por carroceiros em atividades que ela considera desproporcional com o porte do animal.

“Causa muito sofrimento. Eles não têm capacidade física de transportar o peso que eles transportam e hoje não tem nenhum instrumento de fiscalização para isso. O projeto deixa os outros animais maiores, mas os asininos [jumentos] têm que sair. Esperamos que a Câmara colabore para que possamos tirar esses animais do sofrimento”, falou.

De acordo com Teresa Britto, quem cria os animais poderá continuar criando ou doar para instituições, mas sem utilizá-los para puxar veículos. Conforme a vereadora, caso o projeto vire lei não haverá grandes prejuízos para os carroceiros na capital, pois o número de jumentos utilizado para a tração das carroças não é grande.

“O número de asininos usados em carroças é muito pequeno e para essas pessoas nós temos as secretarias de Assistência Social, de Economia Solidária e a Fundação Wall Ferraz que podem fazer um trabalho conjunto para amparar essas famílias”, disse Teresa. O projeto está tramitando nas Comissões e após o parecer será levado para votação em plenário.

Comente aqui