TERESINA NÃO TEM PROBLEMAS, SÓ PODE!

No fundo, interesse no assunto é só a eleição (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

Um mesmo assunto foi o mais comentado na Câmara Municipal de Teresina nos últimos dois dias. Isso mesmo, dois dias seguidos! Tanto na sessão da terça (26) quanto na sessão desta quarta-feira (27), o vereador major Paulo Roberto (SD) subiu à tribuna para protestar contra o que ele afirma ter sido uma tentativa de compra de uma liderança política ligada a ele.

Conforme o relato do vereador, uma assessora de outro parlamentar teve a audácia de entrar no gabinete dele e oferecer um contracheque para que a liderança deixasse de apoiá-lo. Na terça, ele havia dito que o contracheque era da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Nesta quarta, falou que trata-se, na verdade, de um contracheque da SDU/Norte.

Como já dito, o tema foi o mais badalado entre os vereadores na terça. Achando pouco, o major voltou à tribuna nesta quarta e levantou mais uma vez o assunto. Todos os parlamentares que estavam presentes assistiram com atenção assim que o vereador adiantou que o tema era o mesmo abordado no dia anterior. Nas duas ocasiões, ele não citou o nome do colega que teria "cortejado" sua liderança com o tal contracheque.

Diante desse tema, há muito o que se refletir. Sabemos que jogatinas políticas, nomeações para cargos, conchavos e disputas visando apoio eleitoral são as coisas mais comuns na política brasileira, ainda que seja uma praga. No caso publicizado pelo major, talvez o que chame atenção seja a audácia na tentativa de cooptação, uma vez que ela se deu, conforme o relato de Paulo Roberto, dentro do próprio gabinete dele. De resto, nada incomum.

Incomum mesmo é o fato de um assunto irrelevante para a sociedade ser o mais badalado por dois dias no parlamento de uma capital. Enquanto a cidade enfrenta problemas sérios e a população cobra respostas dos representantes, uma sessão da Câmara é dominada por um tema torpe que envolve tão somente a disputa eleitoral [e eleitoreira] que se aproxima.

Major foi à tribuna bastante indignado (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A indignação do vereador diante da ameaça de perder um apoio político para outro parlamentar nem sempre é vista na mesma intensidade quando o assunto são os problemas da cidade. Por mais que a tentativa de compra tenha sido audaciosa, existem muitos outros assuntos de interesse do município para serem levados ao plenário do Parlamento.

Nesse período chuvoso, por exemplo, basta uma chuva média para deixar diversos pontos de Teresina inundados e fazer do trânsito um verdadeiro caos em determinadas áreas. O que os nobres edis têm feito no sentido de cobrar efetivamente do Poder Público uma solução inteligente para esse problema? Será que a disputa por uma liderança é mais relevante?

Diversas galerias ainda existem à céu aberto na capital, gerando doenças e renovando gastos com saúde pública. Será que um discurso sobre isso chamaria tanta atenção na Câmara Municipal? Recentemente, um vereador falou e mostrou fotos, durante a sessão, de um cemitério tomado pelo mato, onde as famílias precisam andar por um matagal para enterrar seus entes queridos no bairro Buenos Aires. Teve a mesma repercussão? Claro que não.

Disputa por lideranças é a coisa mais comum na política. Para nossa tristeza, também é comum o uso da máquina pública para manter ou atrair cabos eleitorais. É óbvio que a sociedade não pode tapar os olhos para isso e nem tampouco negligenciar essa realidade. No entanto, levar atritos como esse para um lugar onde as discussões devem ser voltadas para o bem comum da cidade é um grande equívoco. Das lideranças do vereador, ele deve cuidar. À Câmara Municipal cabe zelar pelos interesses da sociedade teresinense. Isso sim!

Comente aqui