TERESA BRITTO QUER SABER

Deputada quer detalhes sobre transferências (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa inicia nesta quarta-feira (21) mais uma série de visitas a hospitais regionais do Piauí. De hoje até sexta (23), os deputados estaduais que integram a comissão vão visitar os hospitais regionais das cidades de São João do Piauí, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato e Uruçuí.

A presidente da Comissão de Saúde, deputada Teresa Britto (PV), adianta que tem informações preocupantes sobre a maioria das unidades de saúde que serão visitadas. Um dos pontos que ela quer saber é sobre um episódio chocante que aconteceu no dia 22 de julho, quando gestantes em trabalho de parto foram transferidas a noite, algumas em táxis, do hospital de São Raimundo Nonato para a cidade de Floriano, um trajeto superior a 250 km.

Teresa afirma que vai buscar informações de como foi o desfecho da história, como estão as mães e os bebês. Na ocasião, a direção do hospital disse que, embora algumas gestantes tenham sido colocadas em colchões improvisados dentro de táxis, os protocolos técnicos e de segurança foram cumpridos. Dias depois, a versão foi veementemente contestada pela conselheira federal de medicina Lia Damásio, que condenou esse tipo de transferência.

Deputado desanimou prefeitos piauienses (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

CALOTE
O deputado estadual e ex-secretário de saúde do Piauí, Francisco Costa (PT), participou ontem (20) de reunião com prefeitos na APPM. Os gestores querem ajuda da Assembleia para sensibilizar o governador Wellington Dias (PT) a pagar a dívida milionária do Estado com os municípios, referente a três anos de atrasos nos repasses do cofinanciamento da saúde.

CALOTE 2
Ao discursar, Francisco Costa desanimou os gestores. Disse que o Estado dificilmente vai pagar a dívida por que não tem dinheiro. Mas ele foi além: falou que é preciso rediscutir o valor do cofinancimento, já que, se ficar do jeito que está hoje, o Estado deverá continuar sem pagar e os gestores vão viver sempre na falsa expectativa de receber a verba.

CALOTE 3
Vale lembrar que o valor mensal do repasse para alguns pequenos municípios não chega a R$ 10 mil. O Estado já não paga essa mixaria e Costa ainda propõe rediscutir os valores.

Ciro Nogueira com o ministro da Casa Civil da Presidência (Foto: Reprodução/Facebook)

COM DOIS MINISTROS
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) se reuniu ontem terça-feira (20) com o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Segundo o senador, o encontro foi muito proveitoso e foram tratados assuntos de interesse do Piauí. Antes, Ciro esteve no ministério do Desenvolvimento Regional com o ministro Gustavo Canuto, onde pediu agilidade na realização das obras nas barragens do Emparedado, em Campo Maior, e do Bezerro, em José de Freitas.

DATA MARCADA
O ex-deputado estadual Dr. Pessoa vai se filiar ao MDB na quinta-feira (22). O evento está previsto para começar às 9h no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí. A turma ligada ao deputado estadual Themístocles Filho (MDB) já está espalhando os convites pela cidade. Pela arte visual dos convites, a filiação do doutor tem pompa é de convenção.

ABUSO DE CORRUPÇÃO
Fazendo alusão ao polêmico projeto de lei do Abuso de Autoridade aprovado na Câmara dos Deputados, o ex-deputado estadual Robert Rios Magalhães postou ontem (20) nas redes sociais que o Brasil precisa, de fato, de uma lei de abuso de autoridade. E a justificativa dele é simples: no país, os políticos abusam da prática da corrupção.

O músico Raul Seixas, que morreu em 1989 (Foto: Divulgação/Ivan Cardoso)

MALUCO BELEZA
Nesta quarta-feira (21), completa 30 anos da morte do cantor, compositor e produtor Raul Seixas. Um anos antes, ao ser entrevistado por uma repórter na Bahia, o cantor disse que estava achando a política brasileira uma m****. Passadas três décadas, talvez Raul dissesse exatamente a mesma coisa agora em 2019. Se vivo fosse, ele teria hoje 74 anos.

TRABALHO SOCIAL
Sem mandato, o ex-deputado estadual Henrique Rebêllo contou à coluna que está vivendo uma excelente fase com as atividades da Fundação Valter Alencar, entidade criada por ele há 27 anos. Em 2019, a instituição expandiu seus trabalhos, inaugurou uma clínica médica e segue distribuindo bolsas de estudo para centenas de crianças, jovens e adultos.

CANDIDATURA
Comemorando a boa fase, Henrique conta que ainda está decidindo se vai disputar um mandato de vereador em Teresina no próximo ano. O Solidariedade, partido comandado no Piauí pelo deputado estadual Evaldo Gomes e ao qual Henrique é filiado desde o início do ano, trata-se ele como um dos seus pré-candidatos a vereador na capital.

Flávio Nogueira propôs homenagem à Parnaíba (Foto: Divulgação/Assessoria)

HOMENAGEM
A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (21) em Brasília sessão solene em homenagem aos 175 anos de Parnaíba. Deputados federais, senadores e o prefeito Mão Santa vão participar da solenidade. A sessão foi proposta pelo deputado federal Flávio Nogueira (PDT), que justificou o pedido pela importância de ser a segunda cidade mais populosa do Piauí e o principal município litorâneo, recebendo milhares de turistas.

Comente aqui