SESSÃO SOLENE HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DA IMPRENSA

Deputado Henrique Rebêlo discursa na sessão (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“As informações que chegam até nós constituem um importante mecanismo para as nossas atitudes”. Essa foi uma das frases que o deputado estadual Henrique Rebêlo (PT) usou para destacar a importância da sessão solene alusiva ao Dia da Imprensa realizada nesta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa do Piauí. Políticos e profissionais do jornalismo compareceram.

Atualmente, o Dia Nacional da Imprensa é comemorado em 1º de junho, mas a sessão solene levou em conta o dia 10 de setembro, data que vigorou até 1999, quando o governo sancionou uma lei que fez a alteração para 1º de junho. Levando em conta a tradição da primeira data e o reconhecimento dela por muitos profissionais da imprensa, Henrique Rebêlo decidiu homenageá-los nesta semana.

Sessão Solene alusiva ao dia da imprensa (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“Resolvemos fazer essa sessão para homenagear o trabalho desses homens e mulheres que fizeram e fazem o jornalismo do Piauí. Nós não poderíamos passar em branco numa data tão importante como essa. Hoje, sem informação e sem comunicação, nós não sabemos que decisão tomar. As informações que chegam até nós constituem um importante mecanismo para o nosso comportamento e para as nossas atitudes”, falou Henrique.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí, José Olímpio Leite de Castro, compôs a mesa de honra da sessão solene e falou sobre a homenagem prestada à categoria. Ele lembrou que a profissão de jornalista foi reconhecida oficialmente através de decreto/lei em 1967, quando o país vivia sob o Regime Militar, e destacou a importância da imprensa na conquista e consolidação da Democracia no Brasil.

Presidente do Sindjor enalteceu homenagem (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

“A imprensa representa um instrumento importantíssimo de consolidação da Democracia. Rui Barbosa dizia que a imprensa é a vista da Nação e de fato ela é um dos pilares da democracia, instituição das mais importantes. Louvamos a iniciativa do deputado Henrique Rebêlo por ter proposto essa sessão solene”, disse.

Nomes tradicionais da imprensa piauiense como os jornalistas Pedro Alcântara e Chyco Viana discursaram na solenidade. Eles citaram momentos históricos do jornalismo piauiense e falaram dos avanços conquistados ao longo dos anos. No final, o deputado estadual Henrique Rebêlo também fez questão de enaltecer a nova geração de jornalistas do Piauí.

Comente aqui