SAIU DIFERENTE

Elmano critica PL do Abuso de Autoridade (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

O senador Elmano Férrer (Podemos) não gostou do texto do Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade aprovado na Câmara dos Deputados. Segundo ele, o que foi aprovado é diferente do que foi proposto. O senador vê risco no enfrentamento ao crime organizado e à corrupção.

Para ele, da forma que foi aprovado o PL penaliza as instituições que são responsáveis pelo combate ao crime e a corrupção. "Nenhuma instituição pode ser penalizada e nenhuma delas, no exercício das usas funções constitucionais, pode ser criminalizada", falou.

O PL prevê, entre outras coisas, que ficam proibidas prisões em "manifesta desconformidade com hipóteses legais", o flagrante preparado e o uso de algemas quando o preso não oferece resistência à ação policial. O presidente Jair Bolsonaro já anunciou que deverá vetar pontos do projeto. O ministro da Justiça Sérgio Moro sugeriu oito pontos a serem vetados.

A deputada federal Margarete Coelho, do PP (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PRESIDENTE CONTAGIOSO
Durante reunião de parte da bancada federal com o reitor da Universidade Federal do Piauí na segunda-feira (19), a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) iniciou a fala dela explicando sobre o quanto a política tem sido dinâmica em Brasília ultimamente. E soltou essa: "Basta o presidente da República espirrar que ficamos com pneumonia".

NO MUNDO DA LUA
Mas não foi apenas Margarete que saiu com pérolas nessa reunião da bancada com a reitoria da UFPI. O senador Elmano Férrer (Podemos) fazia sua explanação quando precisou de uma informação do coordenador da bancada, o deputado Átila Lira (PSB). Elmano, então, perguntou a Átila, que não estava sequer prestando atenção. Após o deputado ser alertado por outros colegas, Elmano ainda comentou: "O Átila parece que está em outro mundo".

NÃO É COMIGO
Questionado se a família Paes Landim vai novamente lançar candidato a prefeito de São João do Piauí, conforme tradição de meio século, o deputado federal Paes Landim (Sem partido) disse que o irmão dele, Murilo Paes Landim, é quem trata dos assuntos relacionados a eleição municipal. "Prefiro aguardar a posição dele. Ele é quem vai decidir isso lá em São João".

Belivaldo Chagas teve mandato cassado (Foto: Reprodução/Facebook Belivaldo)

CASSADO
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe ontem, segunda-feira (19). Ele é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de abuso do poder econômico ao usar a estrutura do Estado em favor da sua campanha de reeleição. A perda do mandato também alcança a vice dele, Eliane Aquino. Belivaldo ainda teve inelegibilidade decretada por oito anos. O placar no TRE-SE foi 6 a 1.

SEMELHANÇAS...
Segundo o MP Eleitoral, Belivaldo usou repetidamente a propaganda institucional e da máquina administrativa para promover sua imagem, o que lhe beneficiou na campanha. E olha só: investigações apontam que ele assinou dezenas de ordens de serviço em atos públicos em diversos municípios sergipanos. Em muitos casos, não existia sequer a conclusão do processo licitatório, mas ele assinou as ordens. Pelo menos lá existe Justiça...

DESISTIU
O deputado estadual Franzé Silva desistiu da pré-candidatura a prefeito de Teresina. Alegou que a disputa pelo comando do PT municipal e estadual tem sido muito baixa e com ataques pessoais que mancham o partido. Diante dos arranca-rabos e acusações indecentes dos seus companheiros, ele preferiu tirar o nome e se dedicar ao mandato na Assembleia.

Firmino discursa e Abreu e Georgiano cochicham (Foto: PoliticaDinamica.com)

JUNTO COM ADVERSÁRIOS
O prefeito Firmino Filho (PSDB) participou ontem, segunda-feira (19), de um evento no teatro João Paulo II. Foi o I Congresso de Desenvolvimento da Zona Sudeste, promovido por lideranças da região. Quem também estava lá eram os pré-candidatos a prefeito Georgiano Neto (PSD) e Fábio Abreu (PL). Enquanto Firmino discursava, eles cochichavam.

TODOS A FAVOR
Segundo o placar de votação do jornal O Estado de S.Paulo, os três senadores do Piauí vão votar a favor da reforma da Previdência. Elmano Férrer (Podemos), Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB) disseram ao jornal que são favoráveis, sem ressalvas ao texto. O placar mostra 53 a favor (alguns com sugestões de mudança) e 13 contrários. 10 não quiseram responder e quatro estão indecisos. O presidente da Casa não vota.

Faixa de protesto pelo descaso com a Emater em Floriano (Foto: Facebook/Gustavo Neiva)

ABANDONO
O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Gustavo Neiva (PSB), denuncia o abandono da Emater na cidade de Floriano, a 244 km de Teresina. Em suas redes sociais, ele postou uma foto da sede do órgão no município onde foi afixada uma faixa de protesto com os seguintes dizeres: "Emater-PI abandonada pelo governador".

Comente aqui