Coluna Gustavo Almeida Política Dinâmica
SAIU DIFERENTE

COLUNA DO GUSTAVO ALMEIDA: CRÍTICA AO PL DO ABUSO DE AUTORIDADE; O ESPIRRO DO PRESIDENTE; FIRMINO COM ADVERSÁRIOS E EMATER ABANDONADA

20/08/2019 01:15 - Atualizado em 20/08/2019 01:29

Elmano critica PL do Abuso de Autoridade (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica)

O senador Elmano Férrer (Podemos) não gostou do texto do Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade aprovado na Câmara dos Deputados. Segundo ele, o que foi aprovado é diferente do que foi proposto. O senador vê risco no enfrentamento ao crime organizado e à corrupção.

Para ele, da forma que foi aprovado o PL penaliza as instituições que são responsáveis pelo combate ao crime e a corrupção. "Nenhuma instituição pode ser penalizada e nenhuma delas, no exercício das usas funções constitucionais, pode ser criminalizada", falou.

O PL prevê, entre outras coisas, que ficam proibidas prisões em "manifesta desconformidade com hipóteses legais", o flagrante preparado e o uso de algemas quando o preso não oferece resistência à ação policial. O presidente Jair Bolsonaro já anunciou que deverá vetar pontos do projeto. O ministro da Justiça Sérgio Moro sugeriu oito pontos a serem vetados.

A deputada federal Margarete Coelho, do PP (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

PRESIDENTE CONTAGIOSO
Durante reunião de parte da bancada federal com o reitor da Universidade Federal do Piauí na segunda-feira (19), a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) iniciou a fala dela explicando sobre o quanto a política tem sido dinâmica em Brasília ultimamente. E soltou essa: "Basta o presidente da República espirrar que ficamos com pneumonia".

NO MUNDO DA LUA
Mas não foi apenas Margarete que saiu com pérolas nessa reunião da bancada com a reitoria da UFPI. O senador Elmano Férrer (Podemos) fazia sua explanação quando precisou de uma informação do coordenador da bancada, o deputado Átila Lira (PSB). Elmano, então, perguntou a Átila, que não estava sequer prestando atenção. Após o deputado ser alertado por outros colegas, Elmano ainda comentou: "O Átila parece que está em outro mundo".

NÃO É COMIGO
Questionado se a família Paes Landim vai novamente lançar candidato a prefeito de São João do Piauí, conforme tradição de meio século, o deputado federal Paes Landim (Sem partido) disse que o irmão dele, Murilo Paes Landim, é quem trata dos assuntos relacionados a eleição municipal. "Prefiro aguardar a posição dele. Ele é quem vai decidir isso lá em São João".

Belivaldo Chagas teve mandato cassado (Foto: Reprodução/Facebook Belivaldo)

CASSADO
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe ontem, segunda-feira (19). Ele é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de abuso do poder econômico ao usar a estrutura do Estado em favor da sua campanha de reeleição. A perda do mandato também alcança a vice dele, Eliane Aquino. Belivaldo ainda teve inelegibilidade decretada por oito anos. O placar no TRE-SE foi 6 a 1.

SEMELHANÇAS...
Segundo o MP Eleitoral, Belivaldo usou repetidamente a propaganda institucional e da máquina administrativa para promover sua imagem, o que lhe beneficiou na campanha. E olha só: investigações apontam que ele assinou dezenas de ordens de serviço em atos públicos em diversos municípios sergipanos. Em muitos casos, não existia sequer a conclusão do processo licitatório, mas ele assinou as ordens. Pelo menos lá existe Justiça...

DESISTIU
O deputado estadual Franzé Silva desistiu da pré-candidatura a prefeito de Teresina. Alegou que a disputa pelo comando do PT municipal e estadual tem sido muito baixa e com ataques pessoais que mancham o partido. Diante dos arranca-rabos e acusações indecentes dos seus companheiros, ele preferiu tirar o nome e se dedicar ao mandato na Assembleia.

Firmino discursa e Abreu e Georgiano cochicham (Foto: PoliticaDinamica.com)

JUNTO COM ADVERSÁRIOS
O prefeito Firmino Filho (PSDB) participou ontem, segunda-feira (19), de um evento no teatro João Paulo II. Foi o I Congresso de Desenvolvimento da Zona Sudeste, promovido por lideranças da região. Quem também estava lá eram os pré-candidatos a prefeito Georgiano Neto (PSD) e Fábio Abreu (PL). Enquanto Firmino discursava, eles cochichavam.

TODOS A FAVOR
Segundo o placar de votação do jornal O Estado de S.Paulo, os três senadores do Piauí vão votar a favor da reforma da Previdência. Elmano Férrer (Podemos), Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB) disseram ao jornal que são favoráveis, sem ressalvas ao texto. O placar mostra 53 a favor (alguns com sugestões de mudança) e 13 contrários. 10 não quiseram responder e quatro estão indecisos. O presidente da Casa não vota.

Faixa de protesto pelo descaso com a Emater em Floriano (Foto: Facebook/Gustavo Neiva)

ABANDONO
O líder da oposição na Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Gustavo Neiva (PSB), denuncia o abandono da Emater na cidade de Floriano, a 244 km de Teresina. Em suas redes sociais, ele postou uma foto da sede do órgão no município onde foi afixada uma faixa de protesto com os seguintes dizeres: "Emater-PI abandonada pelo governador".

Comentários (1)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
    Ubirajara César de Almeida em 20 de agosto de 2019 às 17:08

    O Estado do Piauí, esta abandonado pelo o atual governante, a começa pelos servidores, que recebem na sua grande maioria salario de miseráveis, a demais as estruturas prediais, que estão mais parecendo verdadeiros lixões, e o sr. WELLINGTON DIAS E SEUS AUXILIARES MAIS PRÓXIMOS, DESFRUTANDO DO BOM E DO MELHOR QUE O DINHEIRO PODE OFERECER.

Notícias relacionadas
JUIZ MANDA PAUTAR JULGAMENTO
JUIZ MANDA PAUTAR JULGAMENTO
ASSIS CARVALHO CHAMA BOLSONARO DE OTÁRIO
ASSIS CARVALHO CHAMA BOLSONARO DE OTÁRIO
OLHA EU AQUI DE NOVO
OLHA EU AQUI DE NOVO
“IMPRUDÊNCIA, DESPROPÓSITO E DESSERVIÇO”
“IMPRUDÊNCIA, DESPROPÓSITO E DESSERVIÇO”