REJANE FALA SOBRE AULAS AOS SÁBADOS

Rejane defende autonomia das escolas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

A secretária de Educação do Piauí, Rejane Dias (PT), falou nesta quinta-feira (23) sobre a discussão em torno do fim das aulas aos sábados nas escolas da rede privada. Questionada várias vezes se é a favor ou contra, ela preferiu dizer que as escolas têm autonomia para decidir sobre o assunto e que cabe aos pais saberem em qual colégio matricular os filhos.

"É uma discussão relevante, especialmente para quem tem filhos nessas escolas. Mas é bom lembrar que as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), têm autonomia para decidir se funcionam dia sábado ou não. Na Seduc nós não temos aulas aos sábados, mas se houver uma necessidade de reposição, evidentemente a gente utiliza os sábados. É uma questão de autonomia. Se os pais não querem e acham que os filhos estão sobrecarregados, eu compreendo que eles devem avaliar e decidir se trocam de escola ou não", disse.

Rejane destacou que algumas das escolas que adotam aulas aos sábados em Teresina são reconhecidas nacionalmente e têm alcançado resultados impressionantes. Por conta disso, assegura que a autonomia das instituições e dos seus métodos devem ser respeitados. Ela lembrou ainda que alguns alunos, mesmo com aulas aos sábados, não têm a menor dificuldade de acompanhar o ritmo, enquanto outros não conseguem o mesmo rendimento.

Nesta quinta-feira (23), a Assembleia Legislativa do Piauí realizou uma audiência pública para discutir a questão. A reunião foi proposta pelo deputado estadual Francis Lopes (PRP) e contou com a presença de diversas entidades do segmento educacional. O juiz federal Márcio Braga Magalhães, que levantou a discussão na capital, também esteve na audiência. A secretária Rejane Dias esteve na Assembleia no mesmo horário, mas participando de outro evento que acontecia nas dependências do Palácio Petrônio Portela. 

Comente aqui