"MAIS UM ESPETÁCULO", REBATE WELLINGTON

Casa de Wellington e Rejane foi alvo de buscas (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) divulgou nota em que repudia a deflagração da 3ª fase da Operação Topique, da Polícia Federal. A casa do petista foi em Teresina foi alvo de buscas, bem como o gabinete da mulher dele na Câmara Federal, a deputada Rejane Dias (PT).

Wellington classificou a terceira fase da operação como "espetáculo". Na segunda fase deflagrada em setembro de 2019, quando o Palácio de Karnak foi alvo de buscas pelos agentes federais, o Governo do Estado também classificou a ação como espetáculo.

Para Wellington, a forma como se deu a operação desta segunda-feira (27) é desproporcional.

Confira a nota do governador na íntegra:

O governador Wellington Dias lamenta e repudia a forma como se deu a operação da Polícia Federal na manhã dessa segunda (27) em sua casa onde, atualmente, mora seu filho e família, que nunca tiveram nenhuma função no estado. Seu filho é médico e trabalha na linha de frente do combate ao coronavírus e desde março o governador mantém distanciamento recomendado pelas organizações para a preservação da saúde. O governador classifica a operação como mais um espetáculo e destaca que a vida toda ele e sua família sempre agiram respeitando as leis e as instituições. 

Sobre a Operação Topic, o governador esclarece que as investigações são contra empresas acusadas de fazer cartel e referentes a processos e contratos do ano de 2013, quando ele não era governador do estado. Uma operação nestes moldes se torna desproporcional e desnecessária já que estamos falando de um fato de 2013 e em um processo em que a ex-secretária da Educação, hoje deputada federal, por meio de seu advogado, se prontificou, por duas vezes nos últimos meses, para prestar esclarecimentos, bem como para repassar todo e qualquer documento ou equipamento necessário.  

O governador ressalta que o Estado é vítima e o maior interessado na resolução desta questão e irá trabalhar para que tudo seja plenamente esclarecido. Enfatiza-se que, infelizmente, muitos espetáculos ainda poderão acontecer, mas ressalta que existe a lei de abuso de autoridade para que casos como este não aconteçam indiscriminadamente. 

Por fim, é necessária prudência para que ninguém seja acusado injustamente e nem seja julgada sem o pleno direito de defesa.

Comente aqui